Aparecida registra 60% de faltas em consultas e exames

Alto índice pode acarretar em prejuízo nos atendimentos aos pacientes e queda no número de vagas liberadas

O AME de Lorena, que recebe pacientes de toda a região; moradores de Aparecida podem perder vagas (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Marcelo Augusto dos Santos
Aparecida 

A Prefeitura de Aparecida confirmou que o município tem 60% de absenteísmo (ausência injustificada) em exames e consultas médicas agendadas nos últimos quatro meses, o que traz transtornos na organização dos atendimentos.

De acordo com a secretaria de Saúde, as principais faltas estão nas especialidades de otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia e nos exames como ecodopplercardiograma (ultrassom do coração), holter, teste ergométrico e tomografias.

Ainda segundo a pasta, esses atendimentos são realizados no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Lorena e com alto índice de faltas, a DRS (Departamento Regional de Saúde) pode diminuir a oferta de vagas para a cidade. “O que acontece é que, futuramente ou em uma análise gerencial, vê que o município está constantemente tendo um absenteísmo de uma especialidade específica, eles (DRS) vão avaliar que a cidade não está precisando da vaga e isso pode prejudicar a gente futuramente”, explicou a coordenadora da Central de Regulação de Aparecida, Ana Paula Pereira Rosa.

Os pacientes passam por uma consulta com um clínico geral, onde o médico irá encaminhar para um especialista ou solicitar exames. Em seguida, a unidade de saúde encaminha os pedidos à Central de Regulação do Município, que faz o agendamento no AME, onde é liberada a agenda com um mês de antecedência. “Nós estamos com agenda aberta de julho desde da última semana de maio e agora no final de junho, eles (AME) já vão abrir agenda de agosto para a gente agendar, porque é para ter esse tempo para avisar os pacientes”.

Ainda segundo a coordenadora, os pacientes que não puderem comparecer, devem entrar em contato com a Central de Regulação com 48 horas do dia agendado pelo telefone (12) 3105-8656.

Com o aviso, a pasta consegue adiantar os exames e consultas de outros pacientes que aguardam na fila para o atendimento.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?