Política a conta-gotas…
Juntos & misturados
E quando o assunto é sucessão de Marcus Soliva, a especulação política de Guará aposta as fichas na dupla Yasumura & Dias. Ou seja, Regis e Dani que estão saindo juntos em quase todas as fotos da administração pública – se bem que um terceiro já está aparecendo de ‘pano de fundo’ – João Vaz.
Disseram que num primeiro momento, a força-tarefa do prefeito está focada em garantir que a cidade tenha um deputado estadual, e quem sabe, um federal.
Falaram também que dependendo do resultado das urnas, a ‘república da caixa’ deve iniciar um processo seletivo para definir ‘quem é quem’ para enfrentar a concorrência na eleição do futuro prefeito!!!
Contingente eleitoral
Pelo aplauso antecipado da torcida, os eleitores de Lorena devem ter diversidade de prefeituráveis acima da média em 2024. Do Bairro da Cruz falam que o empresário dos ‘postes’ Ademir Barbudo está formando base para ser prefeito; afirmam que Rita Marton não tem negado sorriso a ninguém, enquanto Fábio Longuinho ganha ‘fôlego’ no comando do Legislativo empenhado na governabilidade de Sylvio Ballerini. Daniel Munduruku vislumbra novas alianças e Flávia Brazuna espera a recuperação da estima partidária para desfilar na passarela eleitoral novamente. Marietta Bartelega não declara, porém, não nega a possibilidade de candidatura e Renato Marton programa o seu tempo para declaração: “agora é pra valer’. Ah! Tudo isso contando com a revanche: Ballerini x Marcondes e ainda com a probabilidade de Major Lescura…
Separados & opostos
No cenário eleitoral de Guará para 2024, o fato de Argus Ranieri e Junior Filippo evitarem uma eventual candidatura a deputado – para ‘esquentar’ seus nomes – não significa que ambos estarão fora da disputa pela próxima Prefeitura. Segundo os politiqueiros do Ponto Chique, Argus vem para sua quarta tentativa de virar prefeito – quem sabe desta vez, calçando ‘as sandálias da humildade’ – como também Junior Filippo, voltará como uma forte opção em meio a concorrência, pelo que já fez quando comandou a cidade por oito anos num passado não muito distante. Ah! Tem ‘gente nova’, quer dizer, novos nomes fazendo graça no mercado eleitoral para conquistar a cadeira de Marcus Soliva…
De um jeito, ou de outro…
Comenta-se pelas rodas políticas de Cachoeira que além de ‘isqueirar’ seus ‘perdigueiros’ contra o prefeito Antônio Mineiro, o homem que tem medo dos federais pretende abrir espaço para voltar a comandar a prefeitura de Silveiras – direta se tiver saúde jurídica e eleitoral para ser candidato – ou indiretamente apoiando ‘alguém’, caso esteja confinado em alguma ‘casa de repouso’ por ordem da Justiça.
Perfil das urnas
Uma consulta prévia entre os eleitores de Silveiras mediu o ‘poder de transferência de votos de duas lideranças, hoje na política local.
Os números mostraram que próximo a 70% dos entrevistados admitem votar em um candidato indicado pelo atual prefeito Guilherme Carvalho; cerca de 10% ficaram em dúvida para responder, enquanto apenas 18% aceitaria a indicação do ex-prefeito.
Esses números posicionaram alguns políticos que pretendem buscar votos no município no ano que vem, e principalmente o pessoal da cidade que pensa em concorrer a eleição para prefeito…
Conselho de projetos
O presidente do Legislativo Fabio Longuinho deu prosseguimento esta semana ao planejamento da construção das novas sedes da Prefeitura, Câmara e Vara do Trabalho em Lorena. Longuinho buscou consultoria junto ao engenheiro João Bosco Romeiro para uma força-tarefa antecipando ações, enquanto segue os trâmites da doação da área – próximo ao nova escola do Sesi. A ideia é estabelecer a princípio uma espécie de conselho de projetos para definirem as necessidades físicas e funcionais dos três poderes para as próximas décadas em suas futuras instalações.
Controvérsia
Esta semana o prefeito de Aparecida, Luiz Carlos – o Piriquito, quebrou novo recorde de controvérsia. Após decretar medidas restritivas para o funcionamento de bares e restaurantes, declarou em alto e bom tom no jornal da Pop que ele mesmo impediu a fiscalização. “Estou flexibilizando…”, disse.
E por falar em Cachoeira…
…sem contar com ‘aquele’ vereador que pretende ser prefeito sem passar pelas urnas, apenas cassando o Mineiro, caso consiga ser presidente da Câmara, outros nomes aparecem nas pesquisas oficiosas do pedaço como propensos candidatos à Prefeitura em 2024. Anote: Fernando Hummel – agora conhecido como o homem dos vídeos; Nenê do São João – já em campanha com seu gabinete itinerante; o ‘Queimado’ – que agora vem pra torrar; Luciano Chalita Vieira e mais dois ou três. Lembraram que encarar o prefeito Antônio Mineiro disputando a reeleição não será fácil…
Realidade virtual
É voz corrente, até entre os remanescentes do PSDB de Pinda, que a presença ‘daquele’ ex-vereador – derrotado para prefeito na eleição passada – na cidade, está rolando apenas de forma virtual em algumas redes sociais, assim mesmo em cenário da Capital. Enquanto isso, os pré-candidatos da próxima temporada de caça aos votos seguem ganhando espaço e ocupando a memória dos eleitores. Comenta-se ainda que possivelmente, sua passagem pela cidade no pleito do ano que vem será para ‘levantar a bola’ de Junior Ortiz…
Pluralidade
Se as eleições para deputado na região em muitos casos se traduzem em preparação antecipada para disputa à prefeitura, Pindamonhangaba não é exceção. Corre na boca-pequena do Mercadão que a próxima corrida ao ‘palácio de vidro’ de 2024 será uma das mais concorridas dos últimos 12 anos – motivo: nenhum prefeito disputando a reeleição, porém, Isael Domingues, com toda certeza, vai tentar fazer seu sucessor – leia-se Ricardo Piorino ou Roderley Miotto. Um desses dois, ‘juntos ou separados’, estão propensos a lançar candidatura a federal para ganhar musculatura eleitoral.
Perguntar não ofende
Procede a informação que em plena pandemia, a Câmara de Guaratinguetá está para criar um ‘super cargo’, uma espécie de ‘diretor geral’ a pe$o de ouro para ‘garantir o lado’ de contrato desta última temporada? Segundo a boca-pequena, tem gente prometendo até manifestações em praça pública…
Termômetro
E por falar em Praça de Guará, diz o pessoal do Ponto Chique – aqueles que nem a Covid espantou nas manhãs de sábado – que o vereador Marcelo da Santa Casa anda tão empolgado com os deputados que andam visitando e trazendo recursos para o hospital, que já estaria pensando em lançar seu nome ano que vem a uma vaga na Assembleia Legislativa com apoio do PSD local e de Mogi!!!
Reforço social
A primeira-dama de Cachoeira Paulista fez balanço positivo da campanha do agasalho e organização para distribuição de cestas básicas na cidade, durante participação no Atos no Rádio; o prefeito Antonio Mineiro apresentou bons resultados junto ao governo do Estado, como a definição do Poupatempo, o avanço na regularização dos bairros rurais pelo Cidade Legal e entre outros, o projeto de construção de 200 apartamentos pelo CDHU.
Mineiro declarou que a OS contratada para realizações das reformas de escolas e distribuição de kits de alimentação poder ter o contrato suspenso se não atingir as expectativas.
Lamentou as críticas da oposição sobre uma falta de diálogo que “não existe”.