Taxa de absenteísmo em consultas médicas e exames cresce em Caraguatatuba

Cerca de 22% dos pacientes da rede pública não compareceram às consultas com especialistas; Saúde tenta conscientização para amenizar impacto

Atendimento medico em Caraguá; cidade regista aumento de ausência em consultas medicas (Foto: Reprodução PMC)

Bruna Silva
Caraguatatuba

Dados da secretaria de Saúde de Caraguatatuba apontou taxa de absenteísmo em 22% nas consultas agendadas no AME (Ambulatório Médico de Especialistas). A taxa constada preocupa acerca do tratamento dos pacientes assistidos.

O levantamento apontou que de setembro a dezembro de 2021, dos 5,3 mil pacientes que haviam agendado consultas na unidade de especialistas, mais de 1,1 mil não compareceram. Um número semelhante pode ser observado, também, em relação aos exames. De 2,4 mil pessoas agendadas, quase 23% não compareceram.

Em toda a rede municipal de saúde, o índice de ausência às consultas foi de 21%, no terceiro quadrimestre do ano. Como meio de solucionar o problema, os agentes comunitários de saúde da Rede de Atenção Básica têm realizado busca ativa para os números sejam reduzidos.
“Manter o cadastrado na UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ajuda muito, já que há diversos problemas com mudanças de número e endereços”, esclareceu a diretora da Divisão de Planejamento da secretaria de Saúde, Priscila Meyer.

A falta na consulta ou exame gera transtornos à pasta, como aumento da fila de espera e, consequentemente, queixas acerca da demora do atendimento. Por esta razão, o cadastro dos moradores deve ser atualizado com frequência. Caso o morador precise faltar, a recomendação é informar na UBS de referência ou ao agente comunitário de saúde. O indicado é que a ausência seja justificada com dois dias de antecedência, para que a Central de Agendamentos da secretaria de Saúde possa viabilizar um encaixe para outro paciente.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?