Secretaria de Saúde de Pinda amplia UTI em mais dez leitos

Cidade passa a contar com 17 unidades; vagas são controladas pelo sistema Cross do Governo do Estado

Um dos leitos disponíveis em Pinda; secretaria amplia quantidade de instalações para internações (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A secretaria de Saúde de Pindamonhangaba ampliou em mais dez os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Assim, a cidade passa de 7 para 17 vagas para tratamento de alto complexidade.

De acordo com o Município, a expansão é referente a um convênio firmado ainda no início do mês com o Ministério da Saúde. Os leitos foram instalados na Santa Casa de Misericórdia e possuem a possibilidade de internação de isolamento, em casos de doença, que requer este tipo de protocolo, como a Covid-19. As vagas serão supervisionadas e liberadas pela secretaria estadual de Saúde por meio do sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde).

A responsável interina pela secretaria municipal de Saúde, Ana Claudia Macedo, ressaltou que essa é uma grande conquista para Pinda. “O prefeito, Isael Domingues (PL), tem trabalhado há tempos nesta questão junto à Santa Casa e ao Ministério da Saúde, para esse incremento de leitos devido ao crescimento populacional e à constante necessidade de mais leitos. Agora, com 17 leitos UTI, temos mais condições para tratamento intensivo dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde)”.

Em queda de internações por coronavírus, atualmente a UTI pública opera em 10% de ocupação, enquanto a privada está em 25%. O índice de hospitalização em leitos de enfermaria pública e privada está em 29%, conforme o último boletim epidemiológico divulgado. O levantamento leva em consideração as unidades de saúde: Pronto Socorro, Santa Casa, Hospital Unimed 10 de Julho, Unidade de Pronto Atendimento de Moreira César e Centro de Tratamento Covid-19 Cidade Nova.

Desde o início da pandemia (março de 2020), Pindamonhangaba identificou mais de 32,3 mil casos de coronavírus. Mais de 31,4 mil moradores se recuperaram da doença. Ao menos 479 seguem em isolamento para contenção do vírus. Ao todo, a Covid-19 vitimou 491 pessoas na cidade.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?