Santa Casa investe no atendimento às gestantes de Pinda

Pareceria com Prefeitura permite compra de novos equipamentos para o Pronto de Atendimento a Gestante

Entrada da recepção da Santa Casa de Pindamonhangaba; hospital investe no atendimento de gestantes (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Pindamonhangaba

A Santa Casa de Pindamonhangaba está investindo no atendimento das gestantes da cidade e região. As ações de melhoria foram feitas no PSAG (Pronto Atendimento Saúde Gestante) e na maternidade. O hospital realiza em média 150 partos por mês.

Com recursos do Governo do Estado, o Município adquiriu um amnioscópio (equipamento utilizado para visualização do aspecto do líquido amniótico) com três pontas, oxímetro de pulso, berço aquecido, foco refletor ambulatorial, foco cirúrgico pedestal e móveis como cama pré-parto e pós-parto, mesas de cabeceira, poltronas para pacientes e mesa auxiliar.
“Desde o ano passado, em virtude de algumas reclamações surgidas, estamos atuando em sintonia com a Santa Casa para zerar essas demandas e proporcionar qualidade no atendimento, com ações humanizadas. A aquisição desses equipamentos é mais uma etapa desse processo de melhoria”, afirmou a secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo.

O provedor da Santa Casa, Décio Prates da Fonseca, revelou que o hospital está apostando na inovação. “Recentemente o maior ganho foi dar mais agilidade ao atendimento das gestantes com a contratação de mais uma profissional médica, Dra. Camila de Moraes Lopes. Adquirimos um novo ultrassom, modificamos junto à secretaria de Saúde o fluxo de atendimento, dentre outras iniciativas”, ressaltou.

De janeiro a abril deste ano, a Santa Casa realizou 601 partos. Além de Pindamonhangaba, gestantes de Taubaté, Tremembé, Campos do Jordão, Roseira, São Bento do Sapucaí, São Luís do Paraitinga e Cruzeiro tiveram seus bebês na maternidade.

Atualmente, a Santa Casa atende com 36 leitos para gestantes, sendo dez quartos com três leitos, um quarto pré-parto com cinco leitos e outro com um leito de isolamento. De olho na humanização, o hospital implantou também o atendimento psicológico para gestante, com a contratação de uma profissional que dá apoio às gestantes, puérperas e familiares, para além do acolhimento dar suporte às demais necessidades psicológicas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?