Santa Casa de Lorena assina convênio para excelência no atendimento ao idoso

Objetivo é implantar práticas para oferecer serviço adequado; selo oferecido pelo Estado destaca entidades de melhor trabalho

Reunião na secretaria Estadual de Saúde, em São Paulo, para assinatura do convênio para excelência no atendimento ao idoso (Foto: Divulgação)

Andréa Moroni
Lorena

A Santa Casa de Lorena assinou, no final do mês de outubro, o termo de adesão para obter o selo do “Amigo do Idoso”. A assinatura aconteceu na secretaria Estadual de Saúde, em São Paulo. Estiveram presentes no evento o superintendente geral da Santa Casa, Dario Costa, a coordenadora da Saúde do Idoso, Cláudia Filó e a médica técnica da secretaria Estadual de Saúde, Cristina Vilar.

O Selo do Amigo do Idoso, criado pelo governo do Estado em 2012, estabelece regras e práticas para um atendimento adequado direcionado a população idosa. Ele tem como objetivo certificar hospitais que seguem um protocolo de atendimento exclusivo para os idosos. Já que estabelece um alto padrão de qualidade, é concedido para um número reduzido de instituições de saúde do estado.

Este é o primeiro passo para obtenção do certificado concedido para instituições de saúde com sistemas e critérios de excelência no atendimento à população idosa, o que inclui diversas ações de promoção de saúde para a faixa-etária. “A obtenção deste certificado é um passo muito importante para a nossa Santa Casa, visto o aumento da população idosa nos últimos anos graças a elevação da expectativa de vida”, afirmou Costa.

Para receber o selo do Estado é preciso implantar um comitê gestor local do projeto; obter um diagnóstico com os idosos que frequentam o hospital, seus cuidadores e profissionais; fazer um inventário das ações já realizadas pelo hospital, com foco nos idosos; inserir as ações voltadas ao idoso no plano/planejamento do hospital; elaborar plano de acessibilidade com foco nas necessidades dos idosos; elaborar estratégia de educação permanente em envelhecimento e saúde do idoso para toda a equipe; identificar e incluir as necessidades dos idosos nas ações de humanização.

Após o cumprimento dessas ações, o hospital recebe o selo inicial que é fundamental para demonstrar e desenvolver o melhor atendimento aos idosos no ambiente hospitalar.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?