Regional de Saúde renova convênio com Santa Casa de Lorena por gestantes de alto risco

Em reunião com hospital e Prefeitura, nova gestora diz que Estado quer regionalizar a saúde e a distribuir vagas no sistema Cross

Visita da Diretora Regional de Saúde à Santa Casa de Lorena; convênio com o Estado foi renovado (Foto: Eder Billota)

Andréa Moroni
Lorena

A nova diretora da DRS 17 – Taubaté (Diretoria Regional de Saúde), Ana Beatriz Hernandez Palermo visitou na sexta-feira (14) a Santa Casa de Lorena. O objetivo foi renovar o convênio do Estado com o hospital para o atendimento do Ambulatório de Gestação de Alto Risco.

Segundo Ana Beatriz, a visita também serviu para conhecer a estrutura da Santa Casa. “Eu assumi faz apenas um mês e agora estou visitando as cidades para conhecer a estrutura de saúde. No caso de Lorena, era preciso renovar o convênio para atendimento das gestantes de alto risco”.

Firmado em maio de 2020, com prazo de vigência de um ano, o convênio vinha sendo prorrogado anualmente. Mas o último convênio terminou em 31 de dezembro de 2022 e, até agora, o hospital aguardava a manifestação do Estado.

O superintendente do hospital, Dario Costa, informou que o Estado repassa R$ 230 mil para a Santa Casa realizar as consultas, que é o acompanhamento de pré-natal e os exames necessários. “Nós prestamos esse serviço para 13 municípios e com a mudança de governo o nosso convênio acabou vencendo, mas a Santa Casa não suspendeu o atendimento”.

Regionalização da Saúde – O prefeito de Lorena Sylvio Ballerini (PSDB) acompanhou a visita da nova diretora do DRS Taubaté. Na quinta-feira (13), ele esteve em São Paulo para uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) onde a saúde foi a pauta da reunião. “O governador tratou das melhorias da saúde no Estado como um todo, com a redução das filas, a redução na espera por cirurgias e a agilidade nos atendimentos”.

Ana Beatriz afirmou que o governador quer “reforçar a regionalização da saúde para dar mais agilidade no atendimento ao paciente e se possível encurtar as distâncias que esse paciente tem que percorrer para ser atendido”.

A diretora citou a necessidade de uma melhora no encaminhamento feito pelo sistema de agendamento da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), que faz a distribuição dos pacientes para as vagas de atendimento nas áreas hospitalar e ambulatorial. “Nossa proposta é fazer a regulação regional. Nós temos que estar muito alinhados nesse trânsito de urgência/emergência para diminuir o tempo de transferência e internação do paciente. Nós já detectamos que existe um acúmulo de encaminhamentos para alguns hospitais e isso precisa ser revisto”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?