Ação voluntária prepara mais um Natal Solidário para crianças de bairros carentes em Lorena

Fundadora convidam população para apoiar trabalho de caridade do bazar, que vende roupas e objetos para arrecadar recursos revertidos na compra de presentes natalinos

Brinquedos que serão distribuíbus, organizados por voluntários; foco é atender crianças de bairros carreiros (Foto: Jessica Alves)

Jessica Alves
Lorena

Em uma das ruas de paralelepípedo do Centro de Lorena, uma casinha antiga imprime em sua fachada branca “Bazar Natal Solidário”. Ali, o Natal é o ano inteiro e uma nobre ação de doação de presentes é realizada por duas mulheres há 32 anos. Localizado no número 285 da rua 21 de Abril, no Centro, o Bazar trabalha ao longo do ano com venda de roupas e objetos, revertendo o dinheiro arrecadado para a compra de brinquedos, que são doados no Natal a crianças de bairros em vulnerabilidade.

A ação começou com um gesto pequeno. A assistente social Christina Ferrari, de 64 anos e a fisioterapeuta Elza Couto, de 76, são amigas há mais de quarenta anos. Em 1981, decidiram se fantasiar de Papai Noel para presentear crianças no Natal. “Lotávamos o carro de brinquedos e íamos para a periferia. Lá, parávamos na esquina, e ela (Christina) era o Papai Noel, com óculos, barba, bigode e cabelo. As crianças não sabiam que era mulher, então todo ano ele tinha um ‘problema de garganta’ e eu falava por ele”, lembrou Elza.

No começo, as duas distribuíam balas, depois passaram a usar o dinheiro do próprio décimo terceiro para comprar brinquedos e doar às crianças. Há cinco anos, abriram o Bazar, que recebe doações de roupas, brinquedos e outros itens que, dependendo do estado das peças, são doadas à área rural ou são destinadas à venda no local, revertendo o dinheiro para a compra dos brinquedos ao final do ano: “Enquanto tiver brinquedo, vamos doando. Quando chega o dia do Natal, às vezes o único brinquedo que eles ganham é o nosso”, comentou Christina.

Os esforços ao longo do ano são destinados a uma ação realizada sempre no domingo anterior ao Natal. Neste ano, no dia 17 de dezembro, quando mais de 180 voluntários se reunirão em frente ao Bazar para levarem os presentes às crianças por meio de uma carreata de moradores e motociclistas com direito a personagens de desenho e figuras natalinas. Junto à entrega de presentes, o projeto parceiro Natal da Família Feliz distribui cestas básicas para os moradores dos locais atendidos.

O Bazar Natal Solidário aceita a ajuda de qualquer morador que desejar contribuir, seja com a doação de itens para a venda, compra de produtos do local ou com o trabalho voluntário no dia da entrega: “É só aparecer no dia. Na hora todo mundo é voluntário e todo mundo é um só”, comemoram as fundadoras.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?