Primeiros Pontos de Entrega Voluntária são instalados na cidade de Lorena

Das 22 unidades anunciadas pela Prefeitura, apenas sete tiveram o local definido; secretaria estuda nova ampliação de estrutura

Posto de coleta seletiva na rodoviária de Lorena; Pontos de Entrega Voluntária são instalados na cidade (Foto: Gabriel Mota)

Gabriel Mota
Lorena

A secretaria de Meio Ambiente de Lorena iniciou a instalação dos PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária) na última terça-feira (30). Até o momento, foram anunciados sete locais que receberão as unidades. Os 15 restantes devem ser anunciados até a próxima semana.

Os primeiros pontos definidos são: Biblioteca Municipal, praça Arnolfo de Azevedo, Prefeitura, Sads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), Câmara Municipal, CSU (Centro Social Urbano) e rodoviária.
“Os PEV’s funcionam como se fosse uma gaiola, uma guarita, onde estarão os bags (tipo de bolsa utilizada para armazenar o material reciclável). Na parte frontal da estrutura, tem os materiais que podem ser descartados”, explicou o secretário Radamés Lázaro.

Nos Pontos de Entrega Voluntária são permitidos os descartes de papéis, papelão, metais, latas, vidros, plásticos e embalagens longa-vida (leite e suco). Os PEV’s ficarão disponíveis em pontos que tenham facilidade de monitoramento de câmeras. “Se a gente deixar, de repente, em áreas mais desprovidas dessa atenção, eles podem ser roubados, furtados ou danificados” completou o secretário.

A ação foi aprovada pela comerciante Leda Maria. Moradora do bairro Vila Hepacaré, ela cobrou uma divulgação mais ampla sobre o serviço e os locais em que está disponível. “Acho que é uma medida acertada, mas acho que precisa fazer mais divulgação para as pessoas verem, porque aqui fica escondido, né? Só quem está vendo é quem está passando por aqui” opinou Leda Maria.

A retirada do material contido nos bags será feita pela empresa responsável pela coleta de lixo do município, a Eppo. Para isso, a escolha dos pontos levou em consideração a rota do caminhão de coleta seletiva, que não abrange toda a cidade. Lázaro afirmou que há um plano para atender a demanda desses moradores que não recebem o serviço.
“A gente tenta programar junto ao caminhão da secretaria de Serviços Municipais dias pontuais para fazer essas coletas, ou através do ‘cata-treco’ para melhorar o atendimento a esses locais que não foram contemplados. Ainda não conseguimos divulgar uma data para essas ações porque depende de um alinhamento com outras secretarias, como a de Serviços Municipais, para que possa atender mais rápido possível essa demanda”.

Embora receba o mesmo nome, em Lorena, os PEV’s são diferentes dos que foram implantados em Guaratinguetá e Pindamonhangaba, que contam com estruturas mais amplas em uma área construída. A Prefeitura debate a ampliação da área para o PEV. 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?