Ong Fábrica dos Sonhos recupera brinquedos usados para crianças carentes

Entidade de Cruzeiro atende pedidos de todo o Brasil e de vários países

Brinquedos arrecadados para restauro e doação; ONG de Cruzeiro faz ação para crianças carentes (Foto: Divulgação Fábrica dos Sonhos)

Andréa Moroni
Cruzeiro

Criada em 2010 pela pedagoga Elisa Grossi, moradora de Cruzeiro, a Organização Não Governamental (ONG) Fábrica de Sonhos permite que as crianças carentes não fiquem sem presentes de Natal.

Segundo Elisa, a ideia de restaurar brinquedos usados surgiu quando seu pai, depois de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), foi morar em sua casa. “Foi difícil conciliar o meu emprego com os cuidados com o meu pai. Então pedi o afastamento (sem remuneração) do serviço. Meus aluninhos (com 2 anos de idade), junto com os pais, disseram: Se a tia Elisa não vai a creche, a creche vai vir na casa da tia Elisa”

A partir daí, segundo Elisa, as crianças começaram a frequentar a sua casa criar brinquedos, com materiais recicláveis, e restaurar os usados junto com o pai dela. “Pensei que criaríamos brinquedos com materiais recicláveis e doaríamos em torno de 50, mas conseguimos reformar mais de mil brinquedos. Meu pai, que tinha expectativa de vida de 1 mês, viveu feliz conosco por 4 anos porque readquiriu sentido para sua vida”.

Elisa disse que com o passar dos anos, as doações foram aumentando e mais cidades foram alcançadas com as doações. “Hoje, possuímos 3 programas permanentes: Unidunitê: meu brinquedos pra você!: cuja finalidade é arrecadar brinquedos usados, realizar o conserto e doar para entidades de todo Brasil e exterior. Zezinho: amigo de fé, irmão camarada: tem como objetivo emprestar aparelhos de reabilitação. Hoje a frota do Zezinho conta com mais de 220 aparelhos como cadeiras de rodas, camas hospitalares, muletas, andadores, dentre outros E o Simplesmente Mariinha: voltada ao artesanato, com a doação de enxoval para gestantes, mantas e gorrinhos nos asilos, etc”.

Segundo Elisa, em 2023 será criado um novo programa voltado à arrecadação de alimentos, para a distribuição de cestas básicas.

Arrecadação – Os brinquedos chegam por meio da doação da população e entidades em geral. “Hoje, temos dois pontos de arrecadação, em Cruzeiro e São José dos Campos, mas recebemos também doações pelos correios ou pessoas de outras cidades que vem deixar aqui na sede da Ong. Recebemos doações de brinquedos o ano todo e também realizamos as doações em todos os meses, não só no Dia das Crianças e Natal”.

A reforma dos brinquedos recebidos é feita pela própria Ong. “A reforma dos brinquedos somos nós mesmos que fazemos. Eu, meu esposo, Andrea, nossa assistente social. Uma funcionária ajuda na lavagem dos brinquedos. Há amigas que penteiam os cabelos das bonecas, outras que confeccionam roupinhas e depois deixam lá na Ong”.

Doação – A Ong Fábrica dos Sonhos atende diversas entidades no Brasil e em outros países. “Já doamos no exterior (Polônia, África e Venezuela). Recebemos os ofícios das entidades ou pessoas que realizam um trabalho social e vamos atendendo de acordo com as necessidades. Antes da pandemia chegamos a doar mais de 80 mil brinquedos anuais. Hoje, caíram bem as doações, mas acredito que conseguiremos fechar o ano com 40 mil brinquedos”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?