Em parceria com setor privado, secretaria da Mulher inicia ações do ‘Projeto Acolhe’ em Guará

Primeiro acolhimento de vítima de violência doméstica no final de julho marca passos iniciais de planejamento que promete fortalecer assistência

Ação da secretaria da Mulher de Guaratinguetá; pasta cria projeto para garantir assistência às vitimas de violência (Foto: Reprodução)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A secretaria da Mulher de Guaratinguetá deu início ao Projeto Acolhe. A ação é realizada em parceria com o Instituto Avon e tem como objetivo garantir segurança, hospedagem e alimentação para mulheres vítimas de violência. O primeiro acolhimento foi realizado no último dia 31.

No evento inicial, uma mulher de 37 anos, vítima de violência doméstica, teve hospedagem garantida e acolhida com psicólogos e assistente sociais.

Antes do início das atividades, o projeto capacitou, por meio de treinamento online, os técnicos que realizam o trabalho de acolhida. Em entrevista ao Jornal Atos, a responsável pela pasta da Mulher, Simone Oliveira, destacou como surgiu a implantação do projeto na cidade. “Diariamente, fazemos pesquisas e estudos sobre as ações que acontecem em âmbito nacional, em vários estados, cidades, para prevenir a violência contra a mulher e o feminicídio. Durante essa pesquisa, descobrimos esse projeto do Instituto Bem Querer em parceria com o Instituto Avon. E então, entramos em contato e iniciamos as tratativas”, contou a secretária, que revelou que a iniciativa não gera nenhum custo ao Município. “Essas conversas tiveram início em abril e no mês de junho concretizamos a parceria”, relatou.

De acordo com Simone, as ações do projeto, além do acolhimento, incluem a orientação e direcionamento dessas mulheres para cursos profissionalizantes, com o intuito de deixarem a situação de vulnerabilidade, com reinserção na sociedade e geração de renda. O projeto, que conta com hospedagem segura e alimentação, também acolhe os filhos das vítimas. Nos casos em que a vítima já possui renda, o projeto dá suporte com o acompanhamento psicológico.

Sobre o primeiro acolhimento, a secretária contou que a vítima procurou a secretaria por saber do projeto. “Ela sofria violência há muitos anos. O acolhimento é sempre feito em parceria com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), pois é o Creas que disponibiliza os técnicos que irão acompanhar a mulher acolhida. Esse primeiro acolhimento aconteceu dentro do formato do projeto, dentro daquilo que esperávamos”, salientou.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres atende na rua Sete de Setembro, nº 69, no Centro. O telefone para contato é o (12) 3122-3984.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?