Com foco em políticas públicas, secretaria da Mulher inicia trabalho em Guará

Primeiro ano de atividade deve contar com orçamento enxuto; pasta já projeta campanhas e orientação ao público feminino da cidade

Simone Oliveira, Ana Viviani e Thaís Macedo, que estão a frente da nova pasta Políticas para Mulheres em Guara (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

Criada após aprovação unânime, em setembro de 2022, na Câmara Municipal de Guaratinguetá, a secretaria de Políticas para Mulheres deu início aos trabalhos no município. A nova pasta tem como titular Simone Oliveira, com a missão de ampliar o debate e à defesa aos direitos femininos na cidade.

Simone terá ao seu lado um grupo, que conta com a subsecretária Ana Cristina Viviani e a chefe de gabinete, Thaís Macedo. Ambas já ocuparam o cargo de assessora da Mulher em Guaratinguetá.

A nova secretária tem no currículo atuações em órgãos da administração pública, como, Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), área da educação, saúde mental, e seu último cargo foi como secretária da Saúde, todos os projetos, na cidade vizinha, Aparecida.

Em entrevista ao Jornal Atos, Simone Oliveira destacou o novo posto e o apoio do Executivo. “Acho que tenho muito a acrescentar aqui em Guará. O governo Marcus Soliva (PSC) é muito focado na gestão, o que me deixa muito tranquila, porque é um governo muito técnico e é bom quando trabalhamos com pessoas que têm a sabedoria do que é a administração pública”, frisou. “A secretaria da Mulher nasce dessa necessidade, que uma pasta de assuntos relacionados a mulher teria mais êxito do que tratar desse assunto dentro de outras pastas. É um grande desafio, porque pelos dados estatísticos do país todo, nós sabemos o quanto a questão da mulher vem sendo negligenciada, então, a nossa intenção é promover essa igualdade dentro de Guaratinguetá e servir de espelho para outros municípios”, enfatizou.

Ainda de acordo com Simone, a secretaria irá trabalhar como apoio e articulação da criação de futuras políticas públicas às mulheres, como, campanhas contra a violência doméstica, o feminicídio e promoção de projetos que auxiliem a mulher a conquistar a independência financeira com cursos profissionalizantes e orientação.

O orçamento para nova pasta deve ser enxuto no primeiro ano de atuação. “Com status de secretaria, nós vamos ter sim um orçamento, é um orçamento pequeno para o nosso primeiro ano de gestão, é uma secretaria bem enxuta, nós vamos contar com cinco pessoas somente, mas eu acho que para iniciar o trabalho e desenhar a secretaria é o necessário para este ano”, explicou Simone que acrescentou que de acordo com as demandas, já está alinhado junto a gestão municipal, uma possível ampliação do orçamento posteriormente.

Um dos projetos já em pauta para a este ano, em parceria com a secretaria de Assistência Social, é a abertura de um Centro de Referência Especializado para Mulher. O espaço, quando criado, terá o objetivo de oferecer políticas de atendimento e facilitação para as mulheres. O imóvel que deve dar lugar a futura sede do projeto fica no bairro do Engenheiro Neiva e já passa por reformas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?