Alunos de medicina da Santa Casa de São Paulo fazem mutirão em Aparecida
Atividade no prédio da UPA disponibiliza 26 especialidades médicas e exames de coleta e imagem; ação programa distribuição de senhas
Da Redação
Aparecida
De 19 a 24 de janeiro os alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo realizam um mutirão com equipes de saúde, por meio do Peca (Programa de Expedições Científicas e Assistenciais), em Aparecida. Os atendimentos serão realizados na rua Chico Palma, onde funcionava o Centro de Enfrentamento à Covid-19, no prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Para participar, basta levar documento de identificação do paciente, carteirinha do SUS, carteira de vacinação e pedimos a utilização de máscaras. No caso das crianças é preciso levar documento de identificação, carteirinha do SUS, carteirinha de vacinação e caderneta da criança. É recomendado levar lanches e garrafinha de água porque que as consultas ocorrem o dia todo.
A equipe vai disponibilizar 26 especialidades médicas, com exames de coleta e imagem. Será usado um sistema de senhas por dia. Serão oitenta senhas pela manhã, sendo uma senha por família e, à tarde, por disponibilidade de vagas.
Por meio do Peca, os estudantes têm contato com o ambiente multidisciplinar de atendimento integral ao paciente, contando com a participação de diversos profissionais de saúde em busca do melhor atendimento possível à população local.
Peca – O Programa Expedições Científicas e Assistenciais é uma iniciativa voluntária de alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que leva alunos da medicina, enfermagem, fonoaudiologia e, neste ano, cursos tecnológicos. Todos os alunos são amparados pela supervisão e acompanhamento de médicos e enfermeiros também voluntários da Santa Casa de São Paulo.
O objetivo do Peca, além de levar auxílio médico à população, é influenciar positivamente na formação de profissionais da saúde mais conscientes de suas responsabilidades sociais e com atendimento humanizado.