Câmara aprova “Prata da Casa” para incentivar artistas de Guará

Ideia deve fomentar ações da secretaria de Cultura e oportunidades para músicos locais

Secretaria da Cultura de Guará, que a partir de cadastro facilita apresentações de artistas locais na cidade (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A Câmara de Guaratinguetá aprovou, por unanimidade, na sessão da segunda-feira (29), o projeto de lei do Legislativo, de autoria dos vereadores Vantuir Faria (MBD) e Dani Dias (PSC), que instituí o programa “Prata da Casa”. O programa tem como objetivo incentivar a criação de oportunidades para apresentação de artistas, bandas, cantores e instrumentistas da cidade em eventos artísticos e culturais realizados no município.

De acordo com Faria, o projeto já existe em outras regiões e foi uma demanda apresentada pelos músicos. “Guaratinguetá é um celeiro de músicos de qualidade, que muitas vezes precisam ser vistos pela nossa própria população. Queremos valorizar nossos músicos locais. E para isso eles devem estar legalizados e terem cadastro junto à secretaria de Cultura”, frisou.

Ainda de acordo com Faria, a pasta da Cultura, assim que sancionada a lei, terá um cadastro dos artistas, para que quando o município tenha solicitação de uma apresentação de qualquer gênero musical ou artístico, o encaminhamento seja facilitado. “Muitos artistas não sabem que podem usufruir da secretaria de Cultura, até mesmo do espaço físico da secretaria para suas apresentações”, relatou.

A reportagem do Jornal Atos conversou com músicos sobre a iniciativa. O cantor sertanejo, Francys Alonso de Paula Santos, conhecido como Francys Alonso, natural de Guaratinguetá, atua na área musical desde os seus 15 anos e destacou que atualmente as oportunidades de shows vêm das redes sociais, em especial do Instagram, e do “boca a boca” de proprietários de bares. “Eu acredito que esse projeto vem como uma grande oportunidade para nós, vai ser um ‘upgrade’ para nós que queremos construir uma carreira. O músico está ali, buscando visibilidade, isso acaba se tornando um portfólio, como, poder se apresentar na abertura de grandes shows na cidade”, exemplificou o artista. Que acredita que a proposta funcione como um ncentivo para festivais de música seria muito interessante. Eu e alguns músicos da cidade já temos uma caminhada, mas para quem está começando, para quem está com dificuldades, é limitado. A cidade é pequena, não temos tantas opções de bares e casas de shows, então, acaba limitando”, salientou o sertanejo.

Cantora e professora de canto, a guaratinguetaense Larissa Cibelle contou que sempre viveu da música, se apresenta desde os seus 15 anos, cantando gêneros, como, pop, blues e MPB (Música Popular Brasileira). Ela relatou que já atua como parceira das pastas de Turismo e Cultura, se apresentando em projetos, como, “Música no Parque” e “Música no Museu”, mas que mesmo com o seu reconhecimento e estrutura, o “Prata da Casa” é necessário.  “Acredito essa lei estava mais do que na hora de acontecer. Acredito que Guaratinguetá seja um ninho de artistas, temos muitas vozes, músicos, compositores que precisam ser reconhecidos e valorizados. Além dos artistas que já se apresentam na cidade, têm muitos ainda que precisam ser descobertos. Acredito que essa lei vai incentivar as pessoas a viverem da sua arte, incentivando a questão financeira, com mais trabalho para os artistas”, destacou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?