Lorena espera implantar lombadas educativas até o dia 15

Equipamento eletrônico realiza medição de velocidade de veículos; aparelho não será utilizado para aplicação de multas de trânsito

Lombada eletrônica instalada na avenida Targino Vilela Nunes, em Lorena; lombadas educativas funcionarão na cidade (Foto: Lucas Barbosa)

Da Redação
Lorena

A Prefeitura de Lorena revelou, nesta sexta-feira (2), que as lombadas eletrônicas instaladas em pontos estratégicos do município deverão entrar em funcionamento no fim da primeira quinzena deste mês. Na tentativa de acalmar parte dos motoristas e motociclistas, o Executivo informou que os equipamentos não serão utilizados para a aplicação de multas por excesso de velocidade. Na região, Aparecida e Guará estão entre as cidades que já utilizam o sistema.

Iniciado no fim de abril, o processo de implantação de dez lombadas eletrônicas, distribuídas por cinco vias de grande circulação de veículos, despertou apreensão em alguns condutores que temiam que o funcionamento dos aparelhos de medição de velocidade acarretasse em penalidades, como a perda de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o pagamento de multas. Acabando com o “temor” do grupo, a Prefeitura em uma nota publicada na tarde da última quarta-feira (31), ressaltou que a ação será “meramente educativa e não punitiva”.

Procurado pela reportagem do Jornal Atos, o secretário de Trânsito e Transportes, Rafael Soares, explicou que apesar de registrar e mostrar a velocidade dos automóveis, os equipamentos servirão como um instrumento para incentivar os condutores a respeitarem a velocidade permitida na via, sinalizada em placas instaladas em frente aos aparelhos, contribuindo assim para o aumento da segurança no trânsito,

Previstas para entrarem em funcionamento até o próximo dia 15, as lombadas estão sendo instaladas nas avenidas Targino Vilela Nunes, no bairro Vila Nunes, e Tomaz Alves Figueiredo, que liga os bairros Cidades Industrial e Vila Hepacaré, e nas ruas, Dom Bosco, no Centro, Major Joaquim Luiz Bastos, no Bairro da Cruz, e Tupi, no Vila Hepacaré. “Os limites de velocidade foram planejados de acordo com a necessidade de cada via, então teremos pontos em que o limite será de 40 km/h, 30 km/h ou de 20 km/h”.

Os dois locais com o menor limite serão os trechos da avenida Tomaz Alves Figueiredo que fica em frente à escola estadual Arnolfo Azevedo e o trecho da rua Dom Bosco, nas proximidades do Pronto Socorro e do AME (Ambulatório Médico de Especialidades). “Nosso objetivo é que essa iniciativa torne o tráfego consideravelmente mais seguro nesses pontos”, explicou Soares.

O secretário informou ainda que a instalação das lombadas educativas está sendo viabilizada graças a uma parceria firmada entre o Município e o Governo do Estado, por meio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). A referida ação não necessita de contrapartida financeira municipal.

Assim como os moradores de Lorena, em breve os de Guaratinguetá acompanharão o início do funcionamento de lombadas eletrônicas educativas. De acordo com a Prefeitura, até o fim deste mês entrarão em operação os dois equipamentos que estão sendo instalados em duas das mais movimentadas avenidas da cidade, a Presidente Vargas, no bairro Vila Paraíba, e a Antônio da Cunha, no bairro Parque do Sol. Procurado pela reportagem do Jornal Atos, o Executivo informou que aguarda o aval técnico do Detran para confirmar a data em que os aparelhos efetivamente entrarão em ação. Assinalado por placas nos dois pontos, o limite de velocidade das vias é de 40 km/h.

Contempladas no início de maio pelo Detran, Aparecida e Cachoeira Paulista já contam com lombadas eletrônicas em funcionamento. No primeiro município, os dois equipamentos ficam nas ruas Anchieta e Oliveira Braga, ambas na região central e com limite de velocidade de 30 km/h.

Já na segunda cidade, o único aparelho opera na avenida Cachoeira Paulista, no bairro CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?