Santa Casa de Cruzeiro toma medidas para regularizar pagamentos após protesto dos médicos

Médicos alegam que estão sem receber desde setembro do ano passado; direção do hospital diz que pendência é de aproximadamente 22 dias

Santa Casa de Cruzeiro, que recebe protestos de médicos sem pagamentos; direção se manifesta (Foto: Arquivo Atos)

Thales Siqueira
Cruzeiro

A Santa Casa de Cruzeiro emitiu uma nota oficial, na última segunda-feira (22), informando que medidas estão sendo tomadas para a regularização do pagamento aos prestadores de serviços médicos. O pronunciamento se deu após os médicos protestarem e colocarem cartazes em todo o hospital informando a população que estavam trabalhando sem receber.

Os pacientes que procuraram atendimento na Santa Casa, na manhã de terça-feira, se depararam com cartazes, como “A equipe médica está sobrecarregada e sem pagamento. Seja gentil” e “Trabalhando sem receber. Último salário referente a setembro de 2023”.

Segundo a diretora geral do hospital, Imaculada Magalhães, há uma pendência junto aos profissionais médicos de aproximadamente 22 dias. “Essa dificuldade perpassa em decorrência a atrasos financeiros de repasse do Ministério da Saúde, bem como novos convênios, que realizam os repasses em datas diferenciadas, desequilibrando a rotina e fluxo de caixa”, frisou Imaculada.

A diretora do hospital destacou ainda que a Prefeitura, por meio da parceria e intervenção na Santa Casa, busca recursos para quitar todas as pendências. “Ainda este mês estão programados dois aportes financeiros para amortização dos referidos compromissos”.

A situação foi levada ao debate político. O vereador de oposição, Diego Miranda (PSD), utilizou suas redes sociais para criticar a Santa Casa de Cruzeiro. No vídeo, o parlamentar cobra que o Tribunal de Contas e o Ministério Público “ajam antes que haja um desastre”. “Estamos encaminhando ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas um pedido, uma cobrança, para que haja uma auditoria externa naquele lugar (Santa Casa) o mais rápido possível”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?