Santa Casa de Aparecida prepara fechamento de leitos de UTI Covid em novembro

Queda de internações é motivo para encerramento de parte da ala; enfermaria também tem planejado fechamento de quartos

Centro de Enfrentamento à Covid-19 de Aparecida; cidade anuncia fechamento de leitos para novembro (Foto: Reprodução PMA)

Leandro Oliveira
Aparecida

A Santa Casa de Aparecida registra número baixo de pacientes internados, nas alas de enfermaria e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com sintomas ou diagnosticados com a Covid-19. A baixa ocupação permite com que o hospital feche boa parte dos leitos dos dois setores em novembro, de acordo com a administração do hospital.

Diferente de 4 de agosto, quando o administrador Frei Bartolomeu Schulz acenou com a possibilidade de fechar leitos de UTI e a Santa Casa precisou manter as vagas abertas devido aumento do número de internados, dessa vez o fechamento passou pelo aval da DRS (Diretoria Regional de Saúde). Na UTI, cerca de 60% dos leitos atuais devem ser fechados.
“Percebemos uma queda significativa, tanto no número de procura por atendimento como no número de internações. Podemos dizer que tivemos uma queda de 60% na procura e nos atendimentos nesse período de três semanas”, explicou Schultz, ao responder sobre a baixa necessidade de internação no hospital.

De acordo com o administrador, a DRS não autorizou o fechamento total da Ala Covid-19, pois a Santa Casa é, além de Aparecida, referência para Potim e Roseira. “Nossa conversa com a DRS é de não fechar totalmente, mas diminuir leitos, podendo ficar em novembro com entre três a quatro leitos de internação. Como a procura diminuiu bastante, nós entendemos que é possível dar conta da demanda. Caso tenha mais pessoas, nós recorremos a Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), haja vista que temos hospitais em Taubaté, Guará e Lorena com vagas disponíveis para UTI Covid”.

Dos 22 leitos atuais de enfermaria, o hospital deve manter apenas sete exclusivos para pacientes com Covid-19. Segundo Schultz, os leitos serão destinados a pacientes de cirurgias eletivas e outras naturezas. Hoje, a Santa Casa tem apenas um paciente internado na enfermaria e dois na UTI covid.

O hospital vai manter todos os 10 leitos de UTI e 22 de enfermaria abertos até 31 de outubro.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?