Com ocupação próxima do limite, Guará pode ampliar leitos de UTI Covid

Pacto prevê que leitos usados para pacientes sejam anexados à ala da UTI geral em março

Leitos liberados em 2021 para atendimento a pacientes com Covid-19; cidade deve ter nova ampliação de UTI (Foto: Reprodução PMG)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Guaratinguetá é outra cidade que registra um forte aumento de internações de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Apenas entre 1 e 19 de janeiro, o município viu o número de atendimentos para pacientes disparar de 1 para 17 pessoas internadas na UTI, somando leitos públicos e particulares dos hospitais. Em entrevista ao Jornal Atos, a secretária municipal de Saúde, Maristela Macedo, confirmou a possibilidade de ampliar os leitos de UTI Covid-19 e que há um acordo para tornar essa ala em leitos de UTI geral a partir de março.

O percentual de ocupação de leitos nos primeiros 19 dias do ano saltou de 12% para 94%, somando as UTI’s particular e pública. Levando em conta apenas os leitos custeados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o aumento foi de 0 para 80%. O município tem dez leitos de UTI públicos e oito pacientes estão internados. Os outros nove estão em hospitais particulares. “A gente está monitorando os números, os dados. Na semana que vem uma reestruturação da rede pública para atender os casos sintomáticos. Se for necessário, a gente reabre os leitos. O Hospital de Campanha permanece aberto. Os leitos de UTI estão concentrados na Santa Casa. O Ministério da Saúde manteve a habilitação até o final de fevereiro”, destacou a secretária.

O Governo de São Paulo divulgou que foi registrado um aumento de 64% de crianças e adolescentes internados em UTI’s de todo o estado. A secretária negou que haja jovens dessas faixas etárias internados, mas confirmou que uma criança precisou ser transferida para outra cidade da região. “Não há crianças ou adolescentes internados. O município não tem UTI pediátrica. Houve apenas a transferência de uma criança para São José dos Campos. Não era Covid-19, era influenza, e a criança passa bem”.

Enquanto Guará e outras cidades da região registram forte crescente de novos casos, o número de mortes provocadas pela Covid-19 não acompanha o ritmo de infectados. Entretanto, Guaratinguetá registrou uma nova morte, de uma mulher de 59 anos, com diagnostico positivo para coronavírus. O óbito ocorreu em 14 de janeiro e foi registrado no dia seguinte.

A secretária foi questionada se os pacientes internados na UTI têm ciclo vacinal incompleto ou já completaram as fases de imunização. “Dentre os pacientes internados, temos um misto de pessoas que não tomaram nenhuma dose, paciente que não tem o esquema vacinal completo e gente vacinada também”, afirmou a secretária. “São minoria”, respondeu Maristela sobre os totalmente vacinados e internados na UTI.

Pacto por dez novos leitos – Ainda em entrevista, a secretária informou que após o fim do contrato de habilitação dos dez leitos de UTI para Covid-19, o Ministério da Saúde manterá os leitos habilitados no município para a UTI geral. A ala fica na Santa Casa de Guaratinguetá, que manterá os espaços com custeio da União. “Na verdade, houve uma proposta do município em parceria com a Santa Casa para transformação desses dez leitos de Covid-19 em leitos de UTI geral. Isso já ficou pactuado. Passa na Comissão Intergestora Bipartite e esses leitos passam a partir de março a serem habilitados como leitos de UTI geral”, assegurou a secretária de Saúde.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?