Com 60% dos internados não imunizados, Pinda anuncia expansão de leitos para Covid-19

Estrutura ampliada é direcionada para o atendimento na enfermaria da Santa Casa de Misericórdia; cidade tem quase 14 mil que não retornaram para completar o esquema vacinal

Pronto Socorro de Pinda, que teve aumento de leites para Covid-19; cidade registra 60% de não vacinados contra a nova doença (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Um levantamento feito pela secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, divulgado nesta semana, apontou que 60% dos pacientes hospitalizados não tomaram a vacina contra a Covid-19 ou não completaram o esquema vacinal. Com o aumento de casos, a Prefeitura anunciou que ampliará o número de leitos de enfermaria. Mais sete unidades devem reforçar o tratamento no município.

De acordo com o Município, o número passa de 13 para 20 dentro da Santa Casa de Misericórdia com foco em pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A ampliação ocorre no momento em de uma crescente de casos de novo coronavírus, o que tem gerado sobrecarga na rede pública de saúde.

“A quantidade de leitos é monitorada todos os dias por nossa equipe. Como o número de casos e também de internações está elevado, precisamos ampliar a quantidade de leitos de enfermaria. Se houver necessidade também faremos isso com leitos de UTI”, justificou a secretária adjunta de Saúde, Ana Macedo.

Até o fechamento dessa matéria, Pindamonhangaba havia confirmado 23.976 casos de coronavírus, com 23 pacientes hospitalizados entre confirmações e suspeitas da doença.

O foco da estratégia municipal está em preparar a rede de atendimento e tratamento dos pacientes, além de reforçar as medidas de contenção do vírus como uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento social. A responsável pela pasta, Regininha Daniel, relatou que há “um volume significativo” de moradores que ainda não se vacinaram.

A imunização contra a Covid-19 segue disponível em diversos postos da cidade. A campanha de vacinação infantil segue na cidade. Locais e horários de atendimento podem ser conferidos no site oficial da Prefeitura (pindamonhangaba.sp.gov.br).

Não vacinados – A pasta solicitou que os moradores se conscientizem e compareçam aos postos de vacinação para frear a disseminação do vírus. Quando a pesquisa foi realizada, na semana anterior, eram 31 pessoas internadas e 19 delas estavam em “situação incompleta com o esquema vacinal”, conforme o portal Vacivida da Vigilância Sanitária.

Especialistas em saúde afirmaram que pacientes contaminados pelo coronavírus e receberam as duas doses da vacina, em grande maioria, desenvolvem sintomas leves da doença e em muitas vezes de forma assintomática. As hospitalizações em Pinda contam ainda com pacientes idosos com comorbidades como obesidade, pneumopatias, doenças vasculares, diabetes e hipertensão. A secretaria de Saúde observou também que a imunização garante melhor recuperação dos pacientes, além de menor período de internação e declínio no obituário.
“O fato positivo é que, com a variante Ômicron, o tempo de internação dos infectados tem sido menor se comparado com os outros picos de contaminação, como em março e abril do ano passado e a taxa de mortalidade prossegue em baixo patamar. Isso permite que o sistema de saúde consiga salvar mais pessoas do que na primeira onda”, assegurou a responsável pela pasta, Regininha Daniel.

Imunização – Apesar de ter aplicado 133 mil da primeira e 122 da segunda dose, além de 42 mil de reforço, Pindamonhangaba ainda segue com 14 mil moradores que não retornaram para completar o esquema vacinal. No total, mais de 302 mil imunizantes já foram aplicados na população.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?