Hospitais da região fecham leitos de UTI após queda de internações por Covid

Santas Casas de Aparecida e Guaratinguetá desabilitaram setores, que atendem com capacidade reduzida

Leitos do Hospital de Campanha de Guará; cidades fecham leitos destinados ao tratamento contra a Covid-19 (Foto: Reprodução PMG)

Leandro Oliveira
Da Região

A vacinação contra a Covid-19 avança na região e como consequência positiva e lógica, os números de casos, internações e mortes provocadas pela doença despencam. Há oito meses as UTI’s (Unidade de Terapia Intensiva) dos hospitais da região estavam superlotadas, com unidades abrindo leitos emergenciais em salas improvisadas, como na Santa Casa de Aparecida. Neste mês a realidade é outra e com boa parte da população imunizada, os atendimentos diminuíram e praticamente não há pacientes internados em alas emergenciais.

O primeiro hospital a definir o fechamento dos leitos de UTI foi a Santa Casa de Aparecida, que encerrou todos os dez leitos. No mesmo mês a Santa Casa de Guaratinguetá fechou cinco, após solicitação feita pelo Ministério da Saúde, que custeia os atendimentos. O hospital, que tem ativos mais vinte leitos, deve manter apenas dez em funcionamento em dezembro.
“Fizemos a desmobilização de cinco leitos. Fomos informados ainda que devido ao quadro atual, vamos precisar desmobilizar mais dez. Ficaremos, de acordo com a demanda e políticas públicas regionais, com dez leitos disponíveis ao SUS”, afirmou o diretor administrativo do hospital, André Barros.

Com a desmobilização dos leitos de UTI, a Santa Casa de Guaratinguetá está dispensando alguns profissionais que trabalharam no enfrentamento a Covid-19 nesta ala. “A Santa Casa tem buscado absorver o maior número de profissionais possível, mas infelizmente nem todo o quadro efetivo de trabalhadores, nós poderemos permanecer com eles. Haja vista que esses leitos são excepcionais e de custeio temporário e também excepcional. Não temos recursos próprios para manter esses colaboradores”.

Em Aparecida, além da UTI específica para Covid-19, a Prefeitura informou que fechou no último sábado (31) o Centro de Enfrentamento a Covid-19, que funcionou como atendimento inicial para pessoas com suspeita da doença. A unidade foi desativada pelo município, que concentra agora os primeiros atendimentos na Santa Casa.

Já em Pindamonhangaba, foram dez leitos com suporte ventilatório e trinta de enfermaria fechados. O município tem 14 leitos de UTI disponíveis e três pacientes internados. Em Cruzeiro, a assessoria de comunicação da Prefeitura confirmou que todos os 28 leitos de UTI e os 28 de enfermaria para pacientes com Covid-19 permanecerão abertos. Não há previsão de fechamento de parte das alas.

A Santa Casa de Lorena tem 18 leitos de UTI e dois pacientes permanecem internados. A Prefeitura local não informou se manterá a ala ou fechará suportes até o fechamento desta matéria.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?