Budão é eleito em sessão marcada por ataques políticos na Câmara de Aparecida
Confusão entre Gu Castro e André Monteiro e suspensão marcam a última ordinária do ano; oposição compõe próxima mesa diretora
Marcelo Augusto dos Santos
Aparecida
A Câmara de Aparecida já sabe quem estará à frente dos trabalhos no último ano do atual mandato. Em uma eleição que gerou confronto, ataques e ameaças de processo, Valdemir Rodrigues de Godoi, o Budão (PL), foi escolhido por seis dos nove vereadores e será o próximo presidente da Casa.
A legislatura 2021-2024 na Câmara de Aparecida tem sido caracterizada por uma série de conflitos e tensões, e a última sessão ordinária do ano não fugiu à regra. Na noite da última segunda-feira (18), base e oposição entraram em novo choque após o projeto do Plano de Carreira dos Servidores Público Municipal ser tirado de pauta para dar espaço à eleição da nova mesa diretora de 2024, o que levou a questionamentos do governista Gu Castro (PSDB) e o adiamento da sessão, retomada 24 horas depois. Catro alegou que sem a aprovação do projeto, cerca de 1500 famílias seriam impactadas. “Eu solicitei ao senhor uma hora antes, dentro do gabinete, com várias pessoas presentes de testemunha, que o senhor suspenda essa sessão”.
O presidente da Câmara, Juninho Corpo Seco (PODE) suspendeu a sessão. “Eu cometi um equívoco, um erro de não ter pautado nenhum tipo de projeto importante para a sessão”.
Após o anuncio da decisão da Presidência, cinco vereadores da oposição seguiram no plenário, mesmo com a sessão suspensa. Comandada pelo vice-presidente André Monteiro, o Padrinho (Patriota), o grupo realizou uma eleição, sem os outros parlamentares da Casa. Nem mesmo o sistema de som da Câmara estava à disposição durante a votação que elegeria Budão. Os oposicionistas ameaçaram levar o caso à Justiça.
Mas o resultado acabou confirmado em nova votação, com a retomada oficial da sessão, no início da noite da terça-feira (19). Com votações apertadas foram eleitos: André Luiz Monteiro como segundo secretário; Simone Aparecida Ribas da Silva (PSDB) para o cargo de primeira secretária; José Fábio Borges (PTB), como vice-presidente e Budão, que comandará o Legislativo no último ano de mandato. Ele venceu a disputa com Juninho Corpo Seco por 6 votos a 3.
“Tirando a emoção de lado, também gera uma grande responsabilidade que é administrar esta Câmara Municipal, para o bom andamento de nossa cidade, pois aqui existem nove vereadores e tudo que eu fizer aqui neste ano de 2024 será para eles também”, frisou Budão.