Pipas na rede elétrica deixam 65 mil clientes sem energia elétrica na região

Na região, Caraguatatuba e Pindamonhangaba lideraram os registros no ano passado; 1.621 ocorrências EM 2022

Crianças empinam pipas; EDP alerta riscos da brincadeira próximo à fiação elétrica (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
RMVale

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte publicou um alerta para enfatizar os riscos que devem ser levados em conta na hora da brincadeira de soltar pipa. Em contato com a fiação, além de provocarem a interrupção da energia elétrica, os papagaios também podem gerar acidentes graves.

Para se ter dimensão dos problemas que pipas podem causar, de acordo com levantamento da EDP, entre janeiro e dezembro do ano passado, foram registradas 1.621 ocorrências nos municípios da área de concessão no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Como consequência, 65 mil clientes do Vale do Paraíba e Litoral Norte tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido.

Além da falta de energia, não só para residências, como para estabelecimentos comerciais, indústrias e hospitais da região, a brincadeira, se realizada sem cuidados, pode provocar acidentes e oferecer riscos, com o corte dos cabos, por exemplo.

O gestor da EDP, Stevon Schettino, ressaltou que soltar pipas só pode ser divertido ser for de forma segura. “Sempre trabalhamos para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível e nossa preocupação maior é com a segurança. O contato das pipas com a rede elétrica pode causar acidentes graves. As pessoas devem buscar espaços abertos, como parques e campos onde não exista o risco de contato com os fios de energia”, destacou.

Na região, foram registradas ocorrências envolvendo pipas no ano passado em cidades como Aparecida (29), Cachoeira Paulista (46), Canas (13), Caraguatatuba (199), Cruzeiro (185), Guaratinguetá (133), Lorena (152), Pindamonhangaba (192), Potim (28), Roseira (11).

Dicas de segurança – Procure espaços abertos como parques e campos, onde não exista o risco de contato com fios de energia. Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;

Se a pipa ficar enroscada nos fios elétricos, jamais tente retirá-la. Nunca use varas nem suba em postes, muros ou lajes para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente eletricistas e técnicos da distribuidora são treinados para manusear a rede com toda segurança.

Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O chamado “lança gato” (pedra amarrada a uma linha), ou qualquer outro objeto, não devem ser lançados na rede;

Jamais use cerol ou “linha chilena”. Esses produtos são proibidos e podem provocar acidentes graves e mortes.  Ao cortar a camada protetora da fiação a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?