EDP é primeira empresa de energia do país a inserir os clientes no Cadastro Positivo

Contas pagas em dia podem ajudar clientes a ter mais crédito na praça; expectativa da concessionária é que sistema deve atender 21,5% dos registros

Dinheiro na mão e calculadora na outra; EDP começa a inserir os clientes no Cadastro Positivo (Foto: Reprodução)

Da Redação
RMVale

Distribuidora de energia elétrica de parte dos municípios paulistas, a EDP é a primeira empresa do setor elétrico do país a inserir os nomes dos clientes no Cadastro Positivo. Com a iniciativa, 21,5% dos clientes da concessionária, que ainda não integravam esse cadastro, passaram a ser visíveis no mercado de crédito.

Essa inclusão no Cadastro Positivo permite que os clientes adimplentes tenham novas possibilidades de compras e sejam vistos pelo sistema de crédito do país.  A EDP está em conformidade com a Lei do Cadastro Positivo e compartilha com os birôs de crédito o histórico de pagamento dos clientes.

Para Wagner Ferreira, diretor Institucional e Jurídico da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), “a inclusão desses consumidores no sistema de crédito, a partir do cadastro positivo, beneficia toda a sociedade e gera prosperidade para a vida das pessoas e negócios favorecendo principalmente a população que não está no olhar das instituições de crédito do país. O consumidor de energia passa a ter um vínculo fundamental da sua cidadania a partir da sua relação com a distribuidora de energia”.

A ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), entidade que representa dos gestores do banco de dados do Cadastro Positivo, destacou o pioneirismo da EDP como fonte do Cadastro Positivo no setor de energia e sua função social de inclusão financeira.

Cadastro Positivo – O sistema é a base de dados com informações relativas a crédito e obrigações financeiras quitadas ou em andamento, por pessoas físicas e jurídicas. Foi instituído por lei federal em 2011 e sofreu algumas alterações em 2019, tornando a inserção automática dos clientes adimplentes no Cadastro Positivo.

O cadastro reúne o histórico de crédito do consumidor e de empresas como financiamentos, cartões de crédito, empréstimos em bancos, comércio ou contas de telefone, luz e água. O Cadastro Positivo permite que o consumidor seja identificado como bom pagador (mesmo que ele não tenha renda comprovada) e consiga a possibilidade de novos créditos com menores juros nos empréstimos e financiamentos. Funciona desta forma: as empresas podem oferecer menos juros aos consumidores que pagam pontualmente suas contas.

Desde julho de 2019, o modelo de adesão automática ao Cadastro Positivo favoreceu 22,1 milhões de pessoas. Esse número tende a aumentar com a entrada dos setores de energia, saneamento e gás.

Tarifas mais altas – Desde 23 de outubro, a conta de luz está mais cara em 19 cidades do Vale do Paraíba. O reajuste de 2,07% para residências foi aplicado nos municípios atendidos pela EDP.

O reajuste foi autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Segundo a entidade, os fatores que mais impactaram o aumento foram os custos com os encargos setoriais e também os custos de operação.

Para os consumidores com rede de alta tensão, como empresas e indústrias, a alta foi de 20,04%.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?