Justiça Eleitoral suspende cancelamento de títulos por falta de biometria

Eleitores sem cadastrado biométrico podem votar neste ano; Lorena, Guará e Piquete tem maior adesão à atualização

Fila no cartório eleitoral de Guaratinguetá em 2019; TSE suspendeu o cancelamento de títulos (Foto: Jéssica Dias)

Da Redação
RMVale

Após uma determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os eleitores que não realizaram a biometria poderão votar nas eleições 2020. O cancelamento dos títulos foi suspenso temporariamente devido a pandemia do novo coronavírus. O estado de São Paulo conta com 74,67% de adesão ao cadastramento biométrico enquanto as cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) registram mais de 99% cada.

De acordo com o TSE, a decisão divulgada no último dia 17 garantiu a suspensão em 15 estados e todos os eleitores que perderam os prazos para a atualização poderão votar neste ano.

Segundo os dados do Tribunal, atualizados nesta terça-feira (28), o estado registrou 74,67% de adesão a biometria, números bem a baixo de cidades da região, que ultrapassaram os 99%. Destaque para Lorena que possui um eleitorado de 52.810 e cadastrou 99,95%. No Vale do Paraíba, entre os municípios que também se frisaram o índice positivo está Guaratinguetá com 99,90%, Piquete (99,88%), Pindamonhangaba (99,87%), Potim (99,87%), Aparecida (99,86%), Cruzeiro (99,86%) e Cachoeira Paulista (99,85%).

Já no Litoral Norte, Ilhabela está mais próxima de concluir a biometria da cidade com 99,97% seguida de Caraguatatuba com 99,96% e Ubatuba e São Sebastião com 99,93% cada.

Apesar da alteração, os eleitores devem regularizar os títulos com a Justiça Eleitoral após as eleições. A reabertura do cadastro eleitoral será realizada em novembro e essas inscrições voltarão a representar títulos cancelados, podendo ser restritos direitos civis como o de tirar um passaporte ou participar de concursos públicos.

Serviços – Com a interrupção dos atendimentos presenciais, devido as ações de prevenção à Covid-19, os serviços como de alteração dos dados pessoais, emissão do primeiro título e revisão para regularizar a inscrição cancelada estão sendo realizadas online. O interessado deve acessar o link tre-sp.jus.br/eleitor/formulario-titulo-net, preencher o formulário Título Net e encaminhar os documentos pessoais. O prazo segue até o próximo dia 6.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?