Pela segunda vez no mês, Pinda suspende vacinação contra a H1N1 por falta de doses
Campanha já havia sido paralisada por ausência de imunizantes; expectativa da Saúde é retomar atendimento na próxima semana
Bruna Silva
Pindamonhangaba
Pela segunda vez no mês, Pindamonhangaba suspendeu a vacinação contra o vírus da gripe, o Influenza. De acordo com a nota enviada pelo Município, a paralisação foi motivada pela falta de doses enviadas à secretaria municipal de Saúde. É esperado que a imunização seja retomada na próxima semana.
No último dia 16, a cidade já havia suspendido a vacinação por falta de imunizantes. Neste período, a cidade vacinava pessoas entre seis meses a menores de 18 anos e também aquelas com mais de quarenta anos. Atualmente, a gestão expandiu para todos os moradores. No início do mês, o Estado abriu imunização para todos os paulistas, além do público-alvo aberto em abril deste ano. Na época, a cobertura vacinal operava abaixo dos 65% esperados, mas o Estado projetava alcance de 90% com a expansão e prorrogação da campanha.
A Prefeitura reforçou o alerta para que o morador esteja atento às recomendações do Ministério da Saúde, que ressaltou que a imunização contra Influenza só poderia ser feita com intervalo de 15 dias, após receber a dose contra a Covid-19.
Ainda de acordo com a administração municipal, a previsão de retomada da vacinação contra a Influenza é na terça-feira (3). Há a expectativa que o Estado entregue um novo lote de vacina até segunda-feira (2). Apesar da paralisação na campanha contra a H1N1, a imunização contra o novo coronavírus segue normalmente. Mais de 120 mil foram aplicadas, sendo 92,1 mil da primeira; 24,9 mil da segunda e 4,3 mil de dose única.