Com 641 casos de dengue, Ubatuba entra em estado de alerta

Número de contaminados é quase 300% superior ao do ano passado; Prefeitura intensifica ações de combate à proliferação do Aedes aegypti

Nebulização realizado por agentes de controle de endemias, em Ubatuba; cidade registra aumento de casos de dengue (Foto: DIvulgação PMU)

Lucas Oliveira
Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba anunciou, na última quinta-feira (9), que o trabalho de ADL (Análise de Densidade Larvária) apontou que a cidade está em situação de alerta para dengue. O município praiano registra um aumento de 286% no número de casos da doença em comparação ao ano passado.

De acordo com a equipe de Vigilância Epidemiológica, o trabalho promovido em outubro de coleta de amostras de água parada em 1.262 imóveis, distribuídos por diversos bairros, indicou uma taxa de 3,3% de infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O dado aponta que de cada cem imóveis vistoriados, a equipe do setor de Controle de Endemias recolheu no mínimo três larvas do inseto. Evidenciando o cenário preocupante, a mais recente ADL apresenta uma taxa 153% superior à anterior, realizada em julho, que obteve um índice de 1,3%.

A taxa de infestação gerou preocupação ao setor de Controle de Endemias da secretaria de Saúde de Ubatuba, pois ele ficou 2,3% acima do considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde, que é de 1,0%, e apenas 0,8% abaixo do classificado como de alto risco para epidemia de dengue, que é de 4,1%.

Segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, a cidade contabilizou 641 casos de dengue entre 1 janeiro e o último dia 6. O montante é quase quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, que foi de 166.

Buscando conter a proliferação do Aedes Aegypti, o setor de Controle de Endemias intensificou as ações de fiscalização em imóveis, de nebulização de vias e de orientação aos moradores. Os servidores municipais percorreram na última quarta-feira (8) o bairro Estufa 2, um dos pontos com maior incidência de casos da doença. Apesar de não divulgar o cronograma, a Prefeitura informou que a ação será realizada também nos demais bairros.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?