Em alerta, Pinda tem aumento de 220% de casos de dengue
Número de contaminados passa por elevação preocupante neste ano; Prefeitura intensifica combate ao mosquito em nove pontos do município

Da Redação
Pindamonhangaba
Um boletim divulgado pela Prefeitura de Pindamonhangaba no último fim Da última semana revelou que o município registra no início deste ano um aumento de 220% no número de moradores contaminados pela dengue em comparação ao mesmo período de 2022. Tentando evitar que a situação se agrave ainda mais, o Executivo anunciou que intensificará as ações de prevenção à doença nos nove pontos da cidade com maior incidência de casos.
Publicado na última sexta-feira (2) na página da Prefeitura no Facebook, um levantamento da secretaria de Saúde informou que Pinda teve 985 moradores infectados pelo mosquito Aedes Aegypt entre 1 de janeiro e a última quinta-feira (1). O montante supera em 678 o do mesmo período do ano passado, que foi de 307.
Segundo a direção da Vigilância Epidemiológica de Pinda, um fator que contribuiu para o agravamento da situação foi que no início deste ano houve uma alta incidência de chuva somada a um período posterior de seca que resultou no aumento gradativo da temperatura, cenário que torna propício o desenvolvimento das larvas do Aedes Aegypt.
De acordo com o boletim, 53,5% dos casos registrados se concentram no distrito de Moreira César e nos oito seguintes bairros: Araretama, Campinas, Cidade Nova, Feital, Pasin, Triângulo, Vila Rica e Vista Alegre. Buscando conter o avanço da doença nesses pontos, o Executivo confirmou que a equipe da Vigilância Epidemiológica reforçará as ações de nebulização de vias e de vistorias de imóveis.
Na nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura solicita a colaboração da população no combate a proliferação do mosquito transmissor da doença, por meio da eliminação de água parada de vasos, ralos e outros objetos domésticos.