Pinda emite alerta sobre alta de casos de Covid-19

Aumento nos registros sobre a doença atingiu a cidade ainda no último mês de 2022; Saúde orienta que população finalize esquema vacinal

Vacinação contra a Covid-19, em Pinda; município tem alta de casos e os números de procura pelo imunizante diminuem (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Mediante ao aumento dos casos de Covid-19, registrados nas últimas semanas, a Prefeitura de Pindamonhangaba emitiu um alerta à população reafirmando que “a doença ainda não acabou e um grande número de pessoas ainda é contaminada”. A expectativa é levar os moradores a se protegerem e ficarem atentos aos sinais gripais.

Segundo boletim epidemiológico, entre os dias 16 e 22 de dezembro, ao menos sete pessoas morreram em decorrência das complicações da Covid-19. Neste mesmo período, mais de mil pessoas foram contaminadas com a enfermidade. Especialistas do município apontam que a tendência é de picos da enfermidade que são alavancados pelas festas de fim de ano. Dados municipais indicam que em 2020 foram 4.591 casos da doença, contra 16.241 em 2021, e elevação para 25.808 até o último dia 22.

Dessa forma, a imunização contra a doença se torna imprescindível. Atualmente, Pinda disponibiliza a vacina contra o coronavírus em todas as unidades de saúde, garantindo acessibilidade aos moradores. Porém, a queda na busca pela vacinação tem preocupado a pasta responsável, uma vez que isso implica na elevação dos casos. “Percebemos que muitos nos procuraram para primeira e segunda doses, principalmente, e depois não retornaram. Esses números caem desde a primeira dose. Assim não é possível completar o ciclo vacinal indicado pelo Ministério da Saúde”, avaliou a enfermeira Fernanda Hasman.

Para a responsável pela secretaria de Saúde, Ana Claudia Macedo, a população deveria se conscientizar acerca da importância da imunização. Ela destacou que ainda há casos graves. Sobre o número de contaminações, ainda na penúltima semana de dezembro Pindamonhangaba apresentava taxa de 20% de ocupação dos leitos de UTI pública e 75% de UTI privada, além de 22% nas enfermarias. “Existe uma possibilidade de nova elevação nas taxas de ocupação de leitos, bem como de contaminação pela doença nos próximos dias. Com isso, é importantíssimo procurar as unidades para se vacinar”, avaliou Ana Claudia.

Em caso de sintomas da doença como coriza, dor de garganta e febre, o morador pode buscar atendimento em uma das unidades de saúde referência no enfretamento da Covid-19: Pronto Socorro, Unidades de Pronto Atendimento de Moreira César e Araretama, além da Unidade Mista do bairro Cidade Nova.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?