Aumento de casos de câncer de pele na região preocupa médicos em meio a ondas de calor

RMVale tem crescimento de 58% de registros da doença; calor intenso amplia risco de surgimento da neoplasia

Índices de calor recorde preocupa, após aumento de casos da doença; superou em 58% os números de 2022 (Foto: Reprodução)

Lucas Oliveira
RMVale

Com uma média de 180 mil novos casos por ano no país, o câncer de pele voltou a ser uma das principais preocupações dos médicos brasileiros devido as ondas atípicas de calor registradas no início deste ano e que ampliam o risco da doença. O ICB (Instituto do Câncer Brasil), que conta com uma unidade em Taubaté, aposta na disseminação de informações preventivas para tentar conter o aumento de casos na região.

De acordo com dados da secretaria estadual de Saúde, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) registrou 133 casos de câncer de pele no ano passado. O montante supera em 58% o de 2022, quando 84 moradores desenvolveram a doença.

No início desta semana, o ICB emitiu uma nota alertando à população sobre os cuidados que devem ser tomados no Verão, período marcado pelas altas temperaturas e em que aumenta o risco de contrair o câncer de pele.  Segundo a empresa especializada na prestação de serviços oncológicos, a relação entre o calor intenso e o câncer de pele está associada à exposição aos raios ultravioletas, que em grande concentração podem causar danos à pele e mutações genéticas, o que amplia as chances do desenvolvimento de células cancerígenas.

O cirurgião oncologista do ICB, Mário Bernardes, explica que os dois principais tipos de câncer de pele são o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular, ambos geralmente associados à exposição solar de maneira prolongada. O médico informa ainda que existem outros dois tipos da doença, o melanoma cutâneo e o carcinoma de células de Merkel, que apesar de serem registrados com menos frequência do que os demais, costumam ser mais agressivos e responsáveis pelo maior número de mortes relacionadas à doença. O especialista destacou que as pessoas mais suscetíveis ao câncer de pele são as brancas, as que possuem histórico familiar da doença e as que permanecem expostas ao sol por longos períodos.

Como prevenção à doença, o ICB orienta à população a evitar a exposição direta ao sol nos horários mais quentes do dia e a utilizar protetor solar, chapéus, bonés e roupas de proteção. “O câncer de pele é uma realidade que não pode ser ignorada. A conscientização é a chave para a prevenção, porque à medida que unimos forças para informar a população, fortalecemos a capacidade de proteger a todos”, destacou o diretor do ICB, Márcio Figueiredo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?