Aumento de descarte de lixo na Feira Livre preocupa Aparecida

Prefeitura cobra mais cooperação de comerciantes; barracas permanecem abertas até o próximo dia 6

Fragrante de resíduos em Aparecida após Feira Livre; descarte de lixo preocupa autoridades no município (Foto: Divulgação PMA)

Lucas Barbosa
Aparecida

Temendo pela saúde dos frequentadores e uma possível proliferação de animais peçonhentos na Feira Livre de Aparecida, a Prefeitura fez um apelo na internet no último dia 21 contra o descarte irregular de lixo no espaço público. A administração municipal cobra a conscientização dos ambulantes e feirantes para que o centro comercial esteja em condições adequadas para receber o alto fluxo de turistas previsto para as festas de fim de ano.

Publicado no site oficial e na página da Prefeitura de Aparecida no Facebook, o comunicado informa que nas últimas semanas foi constatado um aumento considerável de lixo pessoal, gerado durante o trabalho dos comerciantes, espalhado pelo chão, próximo às barracas.

Além de cobrar uma maior colaboração dos ambulantes e feirantes para a manutenção da Feira Livre, o secretário de Indústria e Comércio, José Fábio Moreira, revelou alguns dos tipos de detritos que têm sido recolhidos pela equipe de limpeza do Saee (Serviço Autônomo de Água e Esgotos e Resíduos Sólidos de Aparecida) no centro comercial. “Deixam no local, garrafas plásticas, embalagens de alumínio, sacolas, papelão e até garrafas pet com urina, mesmo com o banheiro público oferecido pelo prédio do Departamento Municipal de Turismo. Por isso, é mais do que necessário entender e conscientizar sobre os cuidados que cada um precisa ter para que isso não atrapalhe a rotina do local. Feirantes, ambulantes, despertem a consciência, e façam a sua parte”.

Também demonstrando preocupação com a situação, o prefeito Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito (Podemos), apontou os riscos causados pelo descarte indevido de resíduos sólidos na Feira Livre. “Nesse período, a atenção para descartar o lixo de forma correta deve ser redobrada para evitar, justamente, a proliferação de animais peçonhentos. Ainda mais com aumento das fortes chuvas de Verão, evitar o entupimento da rede de esgoto, além, é claro, de cuidar bem da cidade”.

Além de reforçar as ações de conscientização junto aos comerciantes, a atual gestão municipal deverá a partir deste fim de semana intensificar a fiscalização contra o descarte de lixo na Feira Livre, que seguirá com suas barracas em funcionamento até o próximo dia 6.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?