Região está em alerta vermelho para onda de calor

Temperaturas podem chegar até 40°C em 33 cidades; população deve aumentar ingestão de líquidos e evitar exposição ao sol

O sol e o calor tomam até mesmo o finzinho de tarde na região; dias mais quentes por aí (Foto: Francisco Assis)

Lucas Oliveira
RMVale

Devido à forte onda de calor que atinge o país, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta semana um alerta de grande perigo à população da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). A previsão do órgão federal é que parte da área registre temperaturas de até 40°C neste fim de semana.

De acordo com o Inmet, a emissão do alerta vermelho na última quarta-feira (20) teve como objetivo informar os moradores da RMVale sobre a expectativa de registro de altas temperaturas até o próximo domingo (24). O sinal é emitido pelo órgão federal quando seus técnicos constatam a possibilidade de que ocorra um fenômeno meteorológico de intensidade atípica com grande probabilidade de causar riscos à integridade física da população.

Segundo o Inmet, os moradores de 33 das 39 cidades da região precisam ficar atentos devido ao calor intenso. Além de Aparecida e Areias, o alerta vermelho é válido aos seguintes outros municípios: Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté e Ubatuba.

Por outro lado, as cinco cidades que não correm risco de registrarem neste fim de semana temperaturas superiores a 40°C são: Arapeí, Bananal, Cunha, Paraibuna, Santa Branca e Tremembé.

De acordo com o Inmet, o surgimento da forte onda de calor, que castiga o país desde a última segunda-feira (18), tem relação direta com o fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico na sua porção equatorial, e com a Crise do Clima, fruto do aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera.

Segundo especialistas em Saúde, para “encarar” o calor intenso desta semana a população deve aumentar a ingestão de água, reduzir a exposição ao sol, trajar roupas leves, evitar fazer exercícios ao ar livre e utilizar protetor solar.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?