Pinda cresce na geração de empregos e só fica atrás de São José

Indicadores econômicos colocam cidade em pódio de postos de trabalho na região, que segue como destaque também nas exportações

Polo industrial no distrito Moreira César; Pinda é a segunda da região que mais gerou empregos em 2023 (Foto: Reprodução)

Da Redação
Pindamonhangaba

Pindamonhangaba ficou em segundo lugar na geração de empregos na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), ficando atrás apenas de São José dos Campos. Os dados fazem parte de levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que focou período de janeiro a julho.

No último relatório do órgão, a geração de empregos teve São José dos Campos com 4.036 postos criados; Pindamonhangaba com 1.824; Taubaté com 1.571; Jacareí que abriu 1.181 novas vagas e Guaratinguetá com 1.036.

Segundo a Prefeitura, Pinda fechou o mês de julho com mais de 36 mil carteiras de trabalho assinadas.

A construção civil foi o setor que mais gerou empregos com 830 novas vagas, seguido do ramo de serviços com 692 empregos e da indústria com 313 novas oportunidades. “Estamos com um clima favorável de crescimento e com isso atraindo novos investimentos. O mercado imobiliário está aquecido e devemos fechar 2023 com um recorde de 12 aprovações de novos loteamentos residenciais ou comerciais, o que representa a construção de mais de cinco mil imóveis, o que certamente trará mais empregos na construção civil”, exaltou o prefeito Isael Domingues (PL).

Outro indicador de tem sido o volume de exportações gerado pelas empresas instaladas na cidade. De janeiro a agosto, o volume comercializado foi de US$ 1,1 bilhão, o que caracteriza aumento de 400% em relação aos últimos dez anos.

Em exportações, Pindamonhangaba ocupa a 42ª posição no ranking nacional e o décimo lugar entre os municípios paulistas. “Pela evolução dos números percebemos uma ‘crescente’ no volume exportado após 2021, quando passamos cidades maiores como Taubaté e Jacareí e o mais interessante é que o crescimento de 2021 para 2022 está sendo consolidado em 2022, mostrando como nossas empresas estão em desenvolvimento”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?