Política a conta-gotas…

Grito dos excluídos…

Fafá, Higmar e Diego

…versão Câmara de Cruzeiro – A sessão desta semana serviu para mais uma vez mostrar que não basta ser oposição, tem de ter a maioria. Diego Miranda, Fafá e Higmar bem que tentaram barrar a criação da Secretaria de Governo, mas faltou o principal, votos. Pela ‘gritaria’ de Miranda parece que ele sacou que a nova secretaria será uma espécie de incubadora para Kebler Silveiras interagir com todas as pastas da Prefeitura e fortalecer a sucessão…

 

 

 

Não convidem para…
…a mesma picanha – o vereador Julinho Car e o subprefeito de Moreira César, Nilson Luis, principalmente se a churrascada for para discutir os atendimentos indicados pelo parlamentar, e o churrasqueiro for o também vereador Carlos de Moura – o Magrão.

 

 

O que muitos querem saber
Quem é o político das antigas de Pindamonhangaba que anda pilhando o vereador Erivelton Vela contra o vice-prefeito Ricardo Piorino? Pelo o que se ouviu entre os mais experientes, aparentemente a intenção é dupla: desestabilizar o vice em sua preferência eleitoral à sucessão, e por tabela atingir o prefeito Isael Domingues.

 

 

‘A arte da guerra’
Ainda sobre bater na dupla prefeito e vice com ‘mãos emprestadas’, a estratégia é quase que perfeita, porque investir abertamente contra Isael Domingues, com seus quase 70% de aprovação, seria suicídio político explícito, porém, investir contra Ricardo Piorino – apostando em temperamento – a fim de minar sua intenção de votos na corrida pela Prefeitura de Pinda, é coisa de quem pen$a. E como pen$am!!! Muita calma nessa hora…

 

 

A ‘Ponte é Nossa’!!!
Muitos eleitores de Cachoeira Paulista consultaram as redes sociais, na última quinta-feira, em função da inauguração da Ponte da Turma 26, que havia sido destruída pelas fortes chuvas de janeiro. A curiosidade era para conferir se além do Felipe Piscina, outros vereadores que barbarizaram o prefeito Antonio Mineiro na Câmara – ao ponto de cassarem seu mandato – dariam as caras no evento da Ponte. Pelas imagens divulgadas, nenhum dos personas da cassação compareceu, com exceção do Piscina, que pelo jeito, faltou na aula quando ensinaram sobre ‘vergonha na cara’.

 

 

Aporte financeiro
Corre na boa pequena de Cachoeira Paulista que os remanescentes da Motolândia estão comemorando a chegada de um ‘novo investidor’ de campanha no pedaço. Pelo que se ouviu em algumas rodas políticas, o foco é bancar a farra eleitoral da rapaziada no ano que vem, com vistas a probabilidade de bons negócios num futuro não muito distante.

 

 

Arquivo confidencial
Como anunciado, o empresário das faculdades, Paulo Vieira, resolveu fazer o seu debut no mundo das entrevistas pela RC Vale. Disseram que a entrevista de estreia com Diego Miranda já foi um recado ao gabinete da rua Capitão Neco. Sorte do prefeito que o PV estava tão empolgado que esqueceu de um detalhe: deixar o convidado falar! Parece que a versão ‘Faustão cruzeirense’ fazia uma pergunta e já ia respondendo, talvez para garantir ‘aquela alfinetada’ no Governo Thales Gabriel.

 

 

Divórcio anunciado
Falando do homem das faculdades – leia-se PL, a saga do Gordo da Vila Batista ganha novos episódios em Cruzeiro! Parece que o presidente da Câmara, o Nelson Pinheiro – o Gordo, andou pensando em voz alta pelas esquinas políticas e sua permanência no PL está por um fio. E olha, o chumbo é grosso, pois aparentemente ele sugere ‘um chega pra lá’ em Paulo Vieira e seus novos agregados!

 

 

Perguntar não ofende
O presidente da Câmara de Lorena, Fabio Longuinho, estará propenso a subir em qual palanque no ano que vem, no de Sylvinho ou de Fabio Marcondes? Ou abraça uma terceira via que ‘poderá surgir’ para a próxima temporada de caça aos votos?

 

 

Possibilidade remota
Embora a tendência eleitoral em Lorena sinalize a polarização na disputa pela Prefeitura, tem gente fazendo as contas, caso um dos preferenciáveis desista da corrida eleitoral. Comenta-se que esta utopia é voz corrente em várias torcidas organizadas. Alguns articuladores de Sylvinho Ballerini apostam no crescimento do prefeito nas pesquisas, como forma de desestimular Fabio Marcondes a concorrer. Por outro lado, vários agregados do ex-prefeito imaginam que o acúmulo de denúncias no MP, somadas a rejeição, principalmente da equipe de governo, poderá desidratar Ballerini para prosseguir.

 

 

100% de aproveitamento

Wanessa Andréa

E por falar em candidaturas a prefeito de Lorena, toda majoritária precisa de um nome pra vice e, se possível, com três requisitos: tendência de votos, baixa rejeição e, se tiver recur$os, melhor ainda. A propósito, a vereadora Wanessa Andrea foi relevada em algumas consultas eleitorais como uma das mulheres de renovação na política, linkada em eficiência no Legislativo. Comenta-se que pelo fato dela estar no ‘pacote de migração’ para o União Brasil, chegaram conjecturar seu nome para vice, mais soma do que divide.

 

 

 

Articulação
Homem-forte do governo Soliva, Miguel Sampaio deu mais uma demonstração de habilidade política e expertise em ações de desenvolvimento, conseguindo o aval da Câmara para tornar o Saeg uma companhia 100% pública. Sampaio informou que isso sinaliza uma futura fusão com a Codesg – outra autarquia da Prefeitura – para dinamizar serviços com menores custos à população. Esta semana, Sampaio foi assunto em algumas rodas de empresários e executivos que projetam investimentos em Guaratinguetá.

 

 

Como é que fica?

Celão

E nos momentos finais da semana, não é que o Tribunal de Contas aprova as ações de Marcelo Coutinho, o Celão, referentes ao ano de 2020, quando ocupou a presidência da Câmara de Guará?  Exatamente o ano pivô da cassação do vereador. E a pergunta que Guará faz é: Se o órgão fiscalizador aprovou a gestão, como ficam os probos parlamentares quanto à solicitação apresentada pelo ex-presidente para seu retorno?

 

 

Mais fora que dentro
O mercado político de Guará não consegue prever até quando o vice-prefeito Regis Yasumura vai seguir se equilibrando pelos corredores da municipalidade, com ‘ares de apoio total’ dos servidores e comissionados da administração pública. Há quem diga que pela sua expressão – ‘de criança que anda fazendo arte’ – se Soliva demorar muito para descer do muro, Regis deverá ter costurado mais alianças fora da Prefeitura que dentro. Perguntem ao Zé da Graça!!!

 

 

Ronda urbana
Que o ex-prefeito de Aparecida Zé Louquinho estará de volta ao jogo eleitoral no ano que vem, a maioria não duvida, porém, os adversários políticos, estão inconformados. Comentaram que em algumas repartições do município tem gente consultando diuturnamente o site da Justiça Eleitoral para informar o chefe sobre eventuais novidades, e também noticiar com precisão ‘àquele certo grupinho’, que a partir do final do ano que vem estarão todos desempregados…

 

 

Criando musculatura

Gustavo Lucena e Ademar Ligabo

Engana-se quem pensa que a corrida eleitoral à Prefeitura de Canas está em câmera lenta. Embora alguns nomes seguem na discrição, a dupla Gustavo Lucena e Ademar Ligado já se encontra em articulação da estrutura partidária e formação de um elenco de candidatos à Câmara. Na semana passada, Gustavo e Ademar participaram do Capacita 11, realizado pelo partido Progressistas, em São Sebastião.

 

 

 

 

 

Revoada tucana
A semana fechou em Pindamonhangaba com a notícia de bastidores que o PSDB, do vereador Marco Mayor, poderá compor com o grupo da sucessão do prefeito Isael Domingues. O fato novo nas tratativas é o destaque para Rafael Goffi, com o foco de reconquistar seu espaço na futura Câmara como parte do pacote. Para alguns observadores da política local, a participação de Rafael Goffi no contexto da disputa eleitoral enriquece no próprio time de opções para escolha do vice.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?