Apagão que afetou cidades da RMVale e 26 estados segue sob apuração

Interrupção de energia veio após falha no sistema entre regiões do Norte e Nordeste; Vale do Paraíba tem relatos de queda

Trabalho de funcionário da EDP na região; empresa destaca que fornecimento foi retomado com agilidade (Foto: Reprodução)

Da Redação
RMVale

Um apagão na manhã da última terça-feira (15) surpreendeu várias famílias do país. A região não ficou de fora. Várias cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) sentiram a queda no fornecimento de energia elétrica, resultado de uma falha no sistema operacional entre estados, por volta das 8h30.

O problema afetou 25 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal (apenas Roraima não foi atingida), de acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e o Ministério de Minas e Energia. Todas as regiões tiveram queda no fornecimento. Na RMVale, cidades como Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Taubaté, São José dos Campos e Ubatuba registraram relatos.

O portal de notícias G1 do grupo Globo revelou que em Ubatuba, cerca de duas mil pessoas foram afetadas. Em média, segundo publicações na região, o interrompimento de energia foi de cerca de uma hora.

Principal fornecedora da RMVale (19 cidades), a EDP, que atende ainda Guarulhos e Alto Tietê, informou que clientes da sua área de concessão tiveram o fornecimento de energia impactado devido a uma ocorrência no SIN (Sistema Interligado Nacional), mas que a rede elétrica de distribuição da EDP foi normalizada imediatamente.

A nota divulgada pela concessionária revela ainda que sete cidades da região foram parcialmente afetadas (19,7%) e as demais não tiveram registro de impacto. A causa da ocorrência está sendo apurada pelo ONS, órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no SIN.

Já a ONS destacou que uma ocorrência na rede de operação interrompeu 16 mil MW de carga no Norte e Nordeste, afetando ainda o Sudeste e Centro-Oeste. Ainda segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a interrupção foi motivada pela abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste, mas que a falha ainda não foi elucidada.

O Ministério de Minas e Energia solicitou à Polícia Federal e à Agência Brasileira de Inteligência que investiguem se houve ação humana na ocorrência.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?