Pindamonhangaba é convidada para Cúpula das Cidades nos Estados Unidos

Prefeito Isael Domingues vai apresentar painel sobre desenvolvimento urbano e economia circular

 

Secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, que recebeu do Iclei convite para participação de Pinda (Foto: Divulgação PMP)

Da redação
Pindamonhangaba

A convite do secretariado para América do Sul do Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade) Pindamonhangaba vai participar da 1ª Cities Summit of the Americas (Cúpula de Cidades das Américas), que será realizada, de 26 a 28 de abril, na cidade de Denver, nos Estados Unidos. O tema do encontro será “Desenvolvimento Circular”.

O convite foi recebido pela secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, que vem desenvolvendo projetos em parceria com o Iclei. “Pindamonhangaba foi selecionada dentre um grupo de apenas 10 cidades brasileiras para integrar o Luppa (Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares), idealizado como uma ferramenta para apoiar cidades a alcançarem sistemas alimentares saudáveis para pessoas e o planeta, resilientes às vulnerabilidades climáticas e econômica, promotores da justiça social”.

O convite de participar do Cities Summit, em Denver, foi bem recebido pela secretária de Meio Ambiente. “Pinda tem traçado novos rumos para se tornar uma cidade sustentável a longo prazo. Nós estamos iniciando uma base de programas e projetos ambientais, construindo tijolo por tijolo a marca ambiental no município. O reconhecimento é consequência do nosso trabalho e nos sentimos honrados pelo convite”, comemorou Maria Eduarda.

Na agenda do evento em Denver, está programada para o próximo dia 28 uma sessão focada no desenvolvimento circular, na qual o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PL), foi convidado a apresentar um painel sobre o tema “Desenvolvimento Urbano e Economia Circular: uma abordagem inspiradora para começar”.

Segundo a secretária, o objetivo da Cúpula de Cidades é promover a cooperação regional, reunindo líderes subnacionais de todo o Hemisfério Ocidental, com representantes diversos, de vários âmbitos como governo, sociedade civil, empresas, academia, juventude, cultura e artes, grupos indígenas e minorias.

No evento, o governo norte americano pretende reunir prefeitos e representantes de governos locais da América Latina para celebrar e efetivar o compromisso feito pelo presidente dos EUA, Joseph Biden e pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na Nona Cúpula das Américas, em junho do 2022, em trabalhar colaborativamente com os governos subnacionais em um caminho para combater a desigualdade econômica, promover a integração econômica regional e bons empregos, restaurar a fé na democracia, ajudando os trabalhadores em toda a região.

Além disso, a cúpula de três dias quer a implementação de novas soluções para os problemas mais urgentes das cidades com networking, sessões temáticas, mesas redondas, workshops, exposições, celebrações culturais e muito mais. Os tópicos que serão abordados incluem clima e meio ambiente, competitividade econômica, democracia e inclusão, transformação digital, energia, comunidades saudáveis, migração e mobilidade e transporte, entre outros.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?