Pinda expande imunização contra Covid-19 e Influenza para todas as unidades de saúde

Vacina contra a gripe é aplicada até acabar o lote de insumo recebido; cobertura vacinal contra a vírus da gripe está abaixo de 50% do público esperado

Vacinação em Pinda; cidade expande e fortalece campanhas (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Como meio de atingir o público-alvo, a secretaria de Saúde de Pindamonhangaba expandiu, neste mês, a imunização contra os vírus Influenza e Covid-19 para todos os postos de saúde. A iniciativa visa fortalecer a cobertura vacinal das campanhas.

De acordo com a Prefeitura, todas as unidades de saúde terão, em seus horários habituais de funcionamento, a possibilidade de imunizar contra as duas doenças, com exceção aos bairros Feital, Cidade Nova, Ipê 2 e Maricá.

Neste ano, a vacinação começou com todos os grupos prioritários como idosos, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos e comunidades tracionais quilombolas, povos indígenas, professores, pessoas com deficiência ou comorbidades, trabalhadores de transporte coletivo, agentes de segurança e pessoas privada de liberdade. A campanha segue vigente em todo o estado de São Paulo até o dia 31 de julho.

Conforme a última atualização do Município, a cobertura vacinal em Pindamonhangaba é de 43,95%, o que representa 34,6 mil doses de vacina contra a gripe aplicadas. O dado é semelhante ao estado, que registra 44,5% de público imunizado. Desde a prorrogação da campanha, foram aplicadas 4,6 milhões de doses apenas em julho. A meta de cobertura é de 90%.

Entre os principais sintomas do vírus Influenza estão: febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo.

Os casos mais graves podem afetar crianças menores de seis anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. Somente neste ano, a Secretaria Estadual de Saúde já registrou mais de cem óbitos decorrentes de casos graves causados pelos vários tipos de vírus da gripe. Conforme as autoridades médicas, a vacinação é o meio eficaz de evitar a evolução dos quadros graves de contaminação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?