Pinda encerra aterro sanitário depois de três décadas

Cidade passa a monitorar o local, que requer atenção; novo projeto é discutido em parceria com a Cetesb

Aterro sanitário em Pinda, que teve suas atividades encerradas depois de 30 anos (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Após 34 anos de atividades, Pindamonhangaba encerrou o funcionamento do aterro sanitário, localizado próximo à rodovia Presidente Dutra. Para que o local tenha nova funcionalidade, a secretaria de Meio Ambiente discute em parceria com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) as exigências e necessidades operacionais do local.

O aterro foi implantado em 1988, com projeto elaborado pela agência governamental. Na época, a companhia incentivava as prefeituras a efetuarem a destinação correta dos resíduos.

Segundo a Prefeitura, o aterro não está recebendo resíduos domésticos ou outros gêneros. A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, enfatizou que “pelas exigências do último parecer técnico existem algumas medidas a serem tomadas, como ajustes em alguns drenos e a cobertura final com terra”.

Por outro lado, a secretária lembrou que embora o espaço não esteja recebendo resíduos, a atividade não será encerrada por completo. O aterro terá acompanhamento geotécnico de estabilidade, além de serviços de manutenção, como a melhoria de dreno.
“O aterro continua vivo. Embaixo da terra, o material depositado continua sua decomposição, gerando chorume e gás em movimento, por isso é necessário o adequado controle e monitoramento do local. Com o tempo, esses valores diminuirão conforme o fator de decomposição reduzir, mas nossa tarefa continuará por anos e incluirá o monitoramento periódico da qualidade da água do lençol freático”, destacou Maria Eduarda.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?