Pinda cria comitê de enfretamento ao coronavírus

Com 12 casos em investigação, cidade tenta se estruturar rede de saúde para ações de prevenção à doença

Prefeitura de Pindamonhangaba cria comitê de enfrentamento do novo Coronavírus (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhanga criou, na última semana, o comitê de enfrentamento ao novo coronavírus. A intenção é de criar um protocolo seguro para que possíveis infectados recebam o atendimento o mais rápido possível. A cidade investiga 12 casos do covid-19, todos os pacientes fizeram exames e aguardam os resultados, até o momento, não há nenhum caso confirmado.

O comitê que conta com representantes da secretaria de Saúde, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Moreira César, Santa Casa de Misericórdia e Hospital 10 de Julho tem como objetivo antecipar as estratégias e ações contra a doença. Pindamonhangaba investiga 12 casos, sendo cinco pessoas da cidade, uma de Tremembé e seis de Taubaté. O protocolo adotado para os pacientes foi o mesmo, houve a coleta de exames, receberam orientação para permanecer em isolamento domiciliar e com acompanhamento da Vigilância Epidemiológica.

De acordo com a Prefeitura, foi realizado um levantamento da capacidade de leitos, incluindo de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além da definição de luxo e procedimentos. A comissão discutiu ainda formas de proteção para o grupo de risco (pessoas acima de sessenta anos). É recomendado que evitem aglomerações, ações comunitárias, uso de transporte público e também idas aos locais com grande circulação de pessoas.

As aulas na rede municipal de ensino em Pinda também serão suspensas. A secretaria de Educação adotou a medida do Governo do Estado e deve paralisar na próxima segunda-feira todas as unidades escolares. Os eventos esportivos foram adiados e aulas das escolas de esportes para os atletas da melhor idade suspensas por tempo indeterminado. Os serviços administrativos da secretaria de Esportes e Lazer segue cronograma normalmente.

No fim da tarde de segunda-feira, a Prefeitura lançou um decreto que viabiliza a promoção do home office (modalidade em que os trabalhadores efetuam suas funções de casa). Com exceção das secretarias de Saúde e Segurança Pública, os servidores poderão ser designados para atividades de trabalho remoto. “Os critérios de aferição poderão ser firmados entre o servidor e o gestor de sua unidade de lotação. Caso as atividades não possam ser desempenhadas em regime de teletrabalho, deverá ser realizado o trabalho presencial e, a critério da chefia imediata, as faltas poderão não ser contabilizadas”, definiu decreto.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?