Litoral Norte anuncia medidas contra epidemias

Ubatuba e Caraguatatuba intensificam ações contra o novo coronavírus e à dengue

PS de Ubatuba, Litoral Norte intensifica ações para combate ao Coronavírus (Foto: Reprodução PMU)

Bruna Silva
Ubatuba

Com o crescimento no número de casos de dengue e suspeitas de coronavírus, as cidades do Litoral Norte anunciaram novas medidas para prevenir a proliferação das doenças. Caraguatatuba investiga nove casos suspeitos da Covid-19. Já Ubatuba acompanha dois casos suspeitos, de uma senhora de 86 anos, moradora do Itaguá, e de uma adolescente de 15, do Perequê-Açu.

Para prevenir possíveis situações de contágio, a Prefeitura de Caraguá abriu em seu site espaços para que a população possa se informar acerca do vírus, com recomendações como evitar tocar olhos; nariz e boca; limpar constante de corrimãos, maçanetas e objetos que podem ser tocados facilmente; higienizar com frequência as mãos e não compartilhar itens pessoais como talhares e toalhas. A Prefeitura destacou ainda que uso de máscara é indicado para pessoas que apresentam sintomas gripais.

Com dois casos suspeitos (até o fechamento desta edição, Ubatuba mantém atenção voltada para as duas pacientes que aguardam exames do Instituto Adolf Lutz. De acordo com o boletim da Prefeitura, as duas apresentam quadro clínico estável e fazem isolamento domiciliar.

A cidade anunciou a suspensão gradativa das aulas em todas unidades escolares. A partir do dia 23, o ano letivo estará suspenso por tempo intedeterminado. “Esse tempo é necessário para que as famílias se organizem para que as crianças possam ficar em casa”, destacou nota da Prefeitura.

Eventos culturais, sociais e atividades esportivas, que possam gerar acúmulo de pessoas, estão suspensos, assim como reuniões e capacitações. Segundo o Município, isso inclui também os eventos realizados pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) e secretaria de Turismo. As ações estão alinhadas às recomendações feitas pelo Ministério da Saúde. Ubatuba orienta que os moradores desinfetem móveis, cadeiras, equipamentos eletrônicos (como controles remotos, teclados e telefones), ingerir muito líquido e manter o distanciamento social.

O combate ao vetor Aedes aegypti continua nas cidades litorâneas. Caraguatatuba já registra 269 casos positivos e o Ubatuba tem 341 casos, segundo o último boletim divulgado. Os municípios estão se mobilizando para criar maneiras de também lutar contra a dengue, zika e chikungunya.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?