Lorena cria Comitê de Combate à Dengue para inibir novas contaminações

Proposta do órgão é implantar e acompanhar plano de contingência; região tem novas mortes registradas

Trabalho de combate à dengue em imóveis; objetivo do comitê é articular ações de conscientização e fiscalização (Foto: Reprodução PMP)

Andréa Moroni
Lorena

A luta para inibir o avanço da dengue continua na região. A Prefeitura de Lorena criou na última semana um órgão para reunir dados e planejamento contra a doença, que já matou 52 pessoas na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). O Comitê de Combate à Dengue segue as orientações da secretaria Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde, para articular ações de conscientização e fiscalização.

O enfermeiro Mafú Vieira, coordenador do comitê, revelou que o objetivo principal é trabalhar como se fosse um observatório das arboviroses em geral, com foco na prevenção das doenças. “Nós montamos um plano de contingência para o enfrentamento da pandemia onde o comitê está inserido nesse plano”.

Mafú contou que fazem parte do trabalho os membros da Vigilância Epidemiológica, representante das secretarias de Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, Esporte, Cultura, Meio Ambiente, Comunicação, Serviços Urbanos, Defesa Civil, GCM (Guarda Civil Municipal) e Trânsito, com apoio das secretarias de Finanças, Administração e Jurídica.

O plano de contingência está dividido em quatro eixos: o primeiro é da prevenção e ações, onde cada secretaria terá um papel específico. “O eixo 2 é o da assistência ambulatorial aos doentes, que dividimos em casos mais leves, que são atendidos nas unidades de saúde e os casos moderados e graves, que são encaminhados para o Pronto Atendimento da Dengue, na Santa Casa”.

O eixo 3 é da prevenção e vigilância onde entra o comitê e o quarto eixo é a comunicação. “Para dar mais rapidez as ações, tipo onde está o cara treco, o fumacê. O objetivo é não deixar as pessoas desavisadas”, explicou o enfermeiro.

Novas reuniões estão sendo realizadas para colocar o plano de ação em prática. “Temos que capacitar os colaboradores das secretarias para eles serem multiplicadores das ações”.

Até o último dia 5, segundo a Vigilância Epidemiológica, Lorena havia registrado 2784 casos positivos de dengue, com 6 óbitos em investigação.

Regional de Taubaté – Na última sexta-feira (5) foi realizada uma reunião emergencial para tratar sobre a Dengue na RMVale-LN (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). O encontro ocorreu na sede do DRS 17 (Departamento Regional de Saúde de Taubaté) e contou com a presença de prefeitos e secretários de Saúde. Foram abordados panoramas gerais da situação da dengue e de outras arboviroses urbanas, como a síndrome respiratória aguda grave e a Covid-19. O prefeito Sylvio Ballerini (PSD) e o secretário municipal de Saúde, Adailton José Pinto representaram Lorena.

Novas mortes – A região atingiu 52 mortes e superou os 73 mil casos confirmados de dengue. Os dados são do painel da dengue da secretária de Saúde do Estado.

Ubatuba registrou mais dois óbitos por dengue e chegou a três. Outros 171 estão sob investigação nos laboratórios do Instituto Adolf Lutz, em Taubaté.

Além de Ubatuba, outros municípios que tiveram mortes pela doença foram Jacareí (16), Taubaté (12), São José dos Campos (8), Pindamonhangaba (7), Caçapava (2), Cachoeira Paulista (1) e Tremembé (1).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?