Com investimento de R$ 540 mil, Pinda inaugura biblioteca no Castolira

Equipamento público possui acervo de mais de sete mil livros; unidade conta com salas multimídia e de eventos

Inauguração da biblioteca pública em Pinda; local vai funcionar também como espaço cultural completo (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Oliveira
Pindamonhangaba

Após pouco mais de um ano de obra, a Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou na tarde da última quarta-feira (10) a biblioteca pública do bairro Castolira. Construído com investimento municipal de R$ 540 mil, o equipamento público busca incentivar o hábito pela leitura e facilitar o acesso a obras de diferentes gêneros literários.

Contando com as presenças do prefeito Isael Domingues (PL) e do vice-prefeito, Ricardo Piorino, a cerimônia de inauguração da biblioteca “Antônio Carlos de Oliveira” reuniu diversas autoridades municipais, representantes de entidades culturais e famílias do Castolira.

Erguido na rua Felício Carpana Vitalli, o prédio de 252,47 m², que conta com acessibilidade para deficientes físicos, possui sala de leitura, espaço multiuso para palestras e oficinas, sala multimídia com internet, recepção e banheiros. Com um acervo de 7.260 livros, destinados a leitores de variadas faixas etárias, a biblioteca fica aberta ao público de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

Em nota oficial, a Prefeitura ressaltou que a unidade não se limita apenas a ser um local de empréstimo de livros, já que ela foi projetada para funcionar como um espaço cultural completo, propiciando a realização de exposições, oficinas, apresentações teatrais e sessões de cinema. “Este investimento representa um compromisso significativo com a cultura e a educação do Castolira. A nova biblioteca não só proporciona à comunidade acesso a materiais de leitura, mas também serve como um centro de interação social, estimulando o aprendizado contínuo e fortalecendo os laços comunitários”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.

A secretária de Obras e Planejamento Urbano, Marcela Franco, fez uma retrospectiva do trabalho de implantação do equipamento público. “Com um comprometimento exemplar, nossa equipe trabalhou arduamente desde a assinatura do contrato, que aconteceu em 30 de novembro de 2022, até a entrega da obra, que ocorreu em 30 de janeiro deste ano. Tudo isso para transformar aquilo que era apenas um projeto em uma realidade tangível, garantindo que o espaço fosse projetado e equipado de forma a atender às diversas demandas e expectativas da comunidade”.

Além de comemorar a inauguração da unidade, o chefe do Executivo utilizou uma analogia para homenagear o patrono da biblioteca, falecido no fim do ano passado, que era morador do Castolira e conhecido por realizar reformas gratuitas em casas do bairro e de outros pontos periféricos da cidade. “Parabenizo a todos os funcionários envolvidos na construção desse importante equipamento da cidade. Antônio Carlos de Oliveira, que antes construía alvenarias, está agora eternizado como construtor do saber”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?