Moradoras de Pinda expõe produtos no Festival do Consumo Consciente

Parceria entre Município e Novelis, projeto social auxilia mulheres de baixa renda a se tornarem empreendedoras; evento em São Paulo busca despertar consciência socioambiental

Área de recreação infantil no Festival do Consumo Consciênte; evento com apoio do setor privado (Foto: Reprodução)

Da Redação
Pindamonhangaba

Um grupo de moradoras de Pindamonhangaba teve no último fim de semana a oportunidade de expor peças de artesanato e de costura criativa no Festival do Consumo Consciente, realizado na capital paulista. As expositoras integram o projeto social “Vem Ser”, que há 11 anos ensina jovens e adultos de baixa renda a confeccionarem produtos a partir de materiais recicláveis.

Promovido no famoso Parque Villa Lobos no último dia 15, data em que é celebrado nacionalmente o Dia do Consumo Consciente, o festival contou com apresentações musicais, exposição de produtos sustentáveis, área de recreação infantil, horta comunitária e palestras relacionadas à temática da consciência socioambiental. As principais atrações do evento foram os shows dos cantores Chico César e Negra Li. Com sua primeira edição realizada em 2021, o Festival do Consumo Consciente é patrocinado pela Novelis, fabricante de alumínio plano laminado e maior recicladora de alumínio do mundo, que possui um complexo fabril instalado há 46 anos em Pinda.

Além do evento, a Novelis também apoia financeiramente o projeto social “Vem Ser”, desenvolvido em Pinda desde 2012 pela ONG (Organização Não Governamental) Instituto IA3. Com polos nos bairros periféricos Castolira e Feital, o programa oferece a 35 mulheres qualificação técnica em costura, bordado, decoupage (decoração de objeto com recortes de papel colorido), forração francesa (técnica artesanal utilizada para a confecção de malas e maletas) e patchwork (técnica que usa retalhos de tecidos para a criação de peças artesanais). Através dos conhecimentos obtidos nas aulas com os professores, as alunas se tornam aptas a confeccionarem artigos decorativos, papéis artesanais, bolsas, malinhas, nécessaires, estojos, porta-cartão e diversos outros tipos de acessórios em tecido. Os produtos são comercializados e uma parte do lucro é dividida entre as participantes e a outra revertida para a sustentabilidade do projeto.

Pela primeira vez, as alunas do “Vem Ser” tiveram a oportunidade de exporem diversos produtos no Festival do Consumo Consciente. A diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, Eunice Lima, destacou a relevância do projeto. “Consumir conscientemente também passa por apoiar projetos locais e priorizar as comunidades que estão em torno de nós. Quando compramos um item de costura criativa de um projeto como o ‘Vem Ser’, auxiliamos mulheres que estão transformando matéria-prima simples em renda para suas famílias. Além disso, investimos em itens personalizados, que refletem a história de quem está ajudando a mudar o mundo”.

A coordenadora do “Vem Ser”, Flávia Tiaki, comemorou a presença das alunas no festival e informou os canais de venda dos produtos confeccionados por elas. “Essa foi a primeira participação das integrantes do projeto em um evento desse porte. Fora dos eventos, é possível adquirir ou encomendar os produtos confeccionados pelas costureiras pelo site, redes sociais ou ainda diretamente na sede do instituto IA3 em Pinda”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?