Prefeitura quer ampliar assistência com novas unidades do Cras em Lorena

Novas unidades no Bairro da Cruz e Vila Hepacaré têm expectativa de superar o número de ações anuais, hoje em 6,6 mil atendimentos

Evento de inauguração de sede para atendimento do Cras no bairro da Cruz; serviço é ampliado em Lorena (Foto: Divulgação PML)

Andréa Moroni
Lorena

As duas unidades do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Lorena estão funcionando em novas sedes. A Prefeitura inaugurou, na última semana, dois espaços para o atendimento, um no Bairro da Cruz e outro na Vila Hepacaré. Com a melhoria no atendimento, o número de pessoas atendidas deve ser ampliado.

De acordo com a Prefeitura são 2,9 mil famílias inscritas no Cras 1 e 890 no Cras 2. A média de atendimentos anual na primeira unidade é de 3,9 mil pessoas e na segunda a média está em 2,7 mil por ano.

“Com os novos espaços temos mais amplitude e facilidade de acesso. Podem ser realizadas mais ações preventivas em parceria com as instituições do terceiro setor, que já são parceiras e agora contam com espaços mais amplos e aconchegantes para os grupos dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos”, explicou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Francine Capela.

Segundo Francine, os locais antigos onde funcionavam os centros estavam insalubres e prejudicavam o atendimento. “Os novos locais já estão adaptados para receber a população. São casas muito boas, com espaço para as reuniões em grupo e os atendimentos individuais”.

“O Cras é um importante espaço de acolhimento e atendimento da assistência social do município. Neste novo espaço será possível oferecer um atendimento ainda melhor a todos”, afirmou o prefeito Sylvio Ballerini (PSD) durante a reinauguração do Cras 1, no Bairro da Cruz. A unidade atende na rua Carlos Gomes, nº 361. Já o Cras 2 está na rua Guaicurus, nº 280, na Vila Hepacaré.

A Sads destacou que o Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada em busca do atendimento na Assistência Social. A secretária enfatizou que é onde são oferecidos os serviços, com o objetivo de fortalecer a convivência. “Nos Cras são realizados atendimentos e acompanhamento familiar a pessoas em diversas situações de vulnerabilidades. O papel do Cras é fortalecer às famílias para superação dessas fragilidades”, informou a secretária.

As ações dos Cras contam com atendimentos em grupos ou individuais, com psicólogos e assistentes sociais. “Nós atendemos diversos grupos sociais: crianças , adolescentes, mulheres, deficientes, idosos com o objetivo de orientação, inclusão e acesso às políticas públicas, programas de transferência de renda, inserção no mercado de trabalho e acesso à benefícios eventuais, como as cestas básicas”, concluiu Francine.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?