Falha em sistema gera cobrança errada do IPTU em Pinda

Prefeitura promete ressarcir mais de oitocentos moradores; ferramenta de   cobrança virtual é reativada após ajustes

Visão aérea de Pindamonhangaba; Prefeitura registra erro em sistema que calcula o IPTU (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Oliveira
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou na manhã da última quarta-feira (17), que constatou uma falha no sistema responsável por calcular os valores para o pagamento do IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano) através da internet. De acordo com o Executivo, os contribuintes que pagaram o tributo com o preço indevido serão ressarcidos em breve.

Em nota divulgada em suas redes sociais, o Município explicou que sua equipe técnica detectou recentemente um erro no parâmetro de cálculo no sistema do “IPTU Digital 2024”, disponível no site oficial da Prefeitura. Após constatar o problema, o Executivo retirou o sistema de funcionamento para que os técnicos promovessem os ajustes necessários. Depois da adequação do parâmetro de cálculo da cobrança, a ferramenta foi reativada na última terça-feira (16).

De acordo com a Prefeitura, a falha fez com que 835 contribuintes, que acessaram o IPTU Digital 2024 entre o último dia 3 e a semana passada, efetuassem o pagamento do tributo com o valor errado. Segundo a secretaria de Finanças e Orçamento, o grupo de moradores será ressarcido até o fim deste mês.

Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a Prefeitura informou que o sistema virtual de cobrança está funcionando corretamente no momento. O Executivo revelou ainda que o montante que será devolvido aos contribuintes gira em torno de R$ 31 mil e que a falha no sistema fez com que o valor correto da cobrança sofresse um aumento de 6,81%.

Reajustado em 3,31% neste ano, o IPTU em Pinda é pago somente através da internet, política adotada em 2022 pela Prefeitura, que desde então não emite carnês físicos. Os mais de 82 mil contribuintes da cidade devem acessar o sistema de pagamento através do link:  pindamonhangaba.sp.gov.br/iptu-digital.

Os moradores que não conseguirem acessar o site ou imprimir o carnê podem comparecer no Paço Municipal ou entrar em contato com a equipe secretaria de Finanças e Orçamento, através do telefone: (12) 3644-5655.

A expectativa da Prefeitura é de que a cobrança do IPTU 2024 gere uma arrecadação de R$ 70 milhões aos cofres municipais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?