Prefeitura prepara Guaypacareta e Lorena Folia com shows, blocos e desfiles das escolas de samba

Cidade define segurança, comercialização e apresentações; chamamento público para venda tem prazos até sexta-feira

A praça Arnolfo Azevedo será mais uma vez o palco do Carnaval de Lorena com série de apresentações (Foto: Reprodução PML)

Andréa Moroni
Lorena

Os foliões de Lorena estão se preparando para os dias de festa com as confirmações de datas do pré-Carnaval e Carnaval da cidade. Para este ano, a comissão carnavalesca anunciou que os eventos serão divididos entre o “Guaypacareta” e o “Lorena Folia”.

A proposta da Prefeitura, aliada a escolas e blocos é realizar eventos com foco na estrutura e segurança.

No último dia 11, a secretaria da Cultura abriu o chamamento público para interessados em trabalhar no Carnaval. São dois editais para uso do espaço público para venda de alimentação e bebidas ou artesanato durante o pré-Carnaval (Guaypacareta) e o Lorena Folia.

O prazo para a inscrição se encerra nesta quinta-feira (25) e o local que será liberado para comercialização será a rua Major de Oliveira Borges, quarteirão da praça Arnolfo Azevedo até a rua Comendador Custódio Vieira, na região central da cidade.

Para o Guaypacareta, que será realizado na próxima sexta-feira (26) e sábado (27), são oferecidas 25 vagas, sendo 15 espaços para comida, bebidas e artigos carnavalescos e oito espaços para comida e bebida em food trucks.

Já para o Lorena Folia, que será realizado de 10 a 13 de fevereiro, são oferecidas 25 vagas, sendo 15 espaços para comida, bebidas e artigos carnavalescos e oito espaços para comida e bebida em food trucks

O secretário de Cultura, Leandro Meirinho informou que o pré-Carnaval e a festa de Carnaval serão realizados na praça Arnolfo Azevedo, como aconteceu em 2023. Será montada uma arquibancada para mil pessoas e camarotes para os jurados do desfile das escolas de samba.

Os ingressos para acesso às arquibancadas serão trocados por um quilo de alimentos não perecíveis. “Em Lorena, não fizemos repasse de verba para escolas e blocos. Nós oferecemos a estrutura para o desfile na praça e o carro de som”, contou Meirinho.

Na última sexta-feira (19), a Prefeitura anunciou os detalhes da produção dos eventos. Para a os dias de festa, serão contratados sessenta profissionais de segurança, além do efetivo da GCM, Polícia Militar e agentes de Trânsito. Local das apresentações, a praça Arnolfo Azevedo será fechada e terá cinco acessos, com revista com detector de metal.

Samba no pé – Os eventos do pré-Carnaval começaram com a eleição da Corte Momesca na noite desta sexta-feira (eventos realizados após o fechamento desta edição). Foram definidos o Rei Momo e a rainha plus size. Neste sábado (20) será a vez da eleição da mini rainha, rainha e rainha LGBTQIAPN+, as 19h, no Ginásio do Clube Comercial de Lorena, seguida do show do grupo Requinte, com samba e marchinhas. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

A programação segue com eventos nos dias 26 e 27, com o Guaypacareta, a partir das 19h, na praça Arnolfo de Azevedo. No dia 9, o Concurso de fantasia Destaques em Destaque, no Ginásio do Clube Comercial; nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, o Lorena Folia 2024, sempre a partir das 14h.

O Desfile das Escolas de Samba está marcado para o dia 12, a partir das 18h, em parceria com a Liga das Escolas de Samba de Lorena. A ordem dos desfiles ficou definida em: Os Acadêmicos; Império do Vinagre; Estrela D’Alva; Gaviões da Vila Brito e Unidos de Nova Lorena.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?