Após queda de casos, Pinda desativa unidade de atendimento à Covid-19 nesta terça-feira

Referência nos diagnósticos locais, Gripário Central pode ser reativado se necessário; serviço segue no PS e UPA

Atendimento no gripário de Pinda, que é desativado por queda de números de casos da Covid-19 (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Devido a queda no número de casos de Covid-19, Pindamonhangaba anunciou, que deve desativar o Gripário Central, em frente ao Pronto Socorro Municipal. Nos últimos seis meses, a unidade foi uma das principais em atendimento e diagnóstico da doença. Mais de vinte mil casos foram identificados no município, desde o início da pandemia.

De acordo com a secretaria de Saúde, o gripário será desativado às 19h desta terça-feira (14). Os moradores que apresentarem sintomas gripais ou suspeita de contaminação pelo vírus deverão buscar auxílio médico no Pronto Socorro ou na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Moreira Cesar, além do CTT (Centro de Tratamento Covid-19), no Cidade Nova. “Analisamos todos os dias o número de casos, de internações, bem como a aplicação de vacinas. Neste momento não há necessidade de manter a estrutura do gripário central, pois o número de atendimento vem baixando e ainda manteremos outros três locais que a população poderá procurar se for necessário”, justificou a responsável pela pasta, Ana Cláudia Macedo.

Embora haja a desativação, o Município afirmou que se necessário poderá reativá-lo para atendimento à população, caso ocorra elevação no número de infecções. O mesmo procedimento será adotado em relação a Unidade de Terapia Intensiva de atendimento Covid. “Conforme há redução de usuários de leitos de suporte de ventilação, vamos diminuindo a quantidade de leitos de UTI. Mas temos totais condições de aumentar de um dia para outro o número de UTI’s. Da mesma forma, se detectarmos um volume grande de pessoas que precisam de serviços oferecidos no gripário, podemos reativar a unidade”, ressaltou Ana.
Ainda que otimista pelo cenário de redução de incidência da doença, a cidade está em alerta pela falta de comparecimento de cerca de 25 mil pessoas para imunização. O levantamento considera faltantes entre primeira, segunda e terceira dose.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?