Pinda desativa Hospital Campanha e UPA Araretama volta atender pacientes

Unidade retoma, na próxima semana, os atendimentos de urgência e emergência; possibilidade de novo crescimento pode levar à retomada

A UPA do Araretama, que deve voltar a atender casos de urgência e emergência em Pinda (Foto: Reprodução PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Após um ano da inauguração, a Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou, nesta semana, que desativará o Hospital Campanha na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Araretama, devido à queda dos índices de internações por Covid-19. A unidade voltará a atender casos de urgência e emergência, desafogando as demandas do Pronto Socorro Municipal.

Segundo a gestão, com a desarticulação do Hospital Campanha, os moradores da região do Araretama que tiverem sinais de Covid-19, como febre, tosse e dores de cabeça, deverão procurar o gripário central, ao lado do Centro de Especialidades Médicas. O objetivo é retomar os atendimentos de urgência e emergência no espaço com foco em beneficiar a população local.

A decisão pela desativação foi tomada após a análise da ocupação dos leitos de tratamento de contaminados e apontou queda constante nas internações que operam abaixo dos 50%. “Esses números são analisados dia a dia. Em virtude, da queda das internações, podemos tomar essa decisão. Isso foi debatido de forma estratégica entre as equipes de saúde, que tratam diretamente da pandemia por Covid, com a participação do prefeito, Dr. Isael Domingues, que também é médico e está muito alinhado com o tema”, destacou a secretaria de Saúde, Ana Claudia Macedo.

Apesar do otimismo em relação ao declínio das internações, a secretaria de Saúde pode reativar o Hospital de Campanha, caso o número de hospitalizações volte a crescer no município. Na última quinta-feira (15), Pindamonhangaba identificou mais de 180 novas infecções, chegando a 17.323 contaminados pelo vírus. Mais de 2,3 mil pessoas ainda aguardam os resultados dos testes. A cidade superou a marca de cem mil pessoas imunizadas, sendo mais de 77,4 mil com a primeira dose e 22,2 mil com o esquema vacinal completo (com as duas aplicações).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?