Com aumento de abstenções, Câmara pede que Saúde comunique pacientes sobre vagas e consultas em Guará

Solicitação é aprovada após faltas de moradores a exames pré-agendados na rede municipal; índice chega a quase 50% do cronograma de atendimento

Secretária de Saúde, Maristela Macedo; departamento tem problema com aumento de abstenções (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A Câmara de Guaratinguetá aprovou um requerimento de autoria do vereador Arilson Santos (PSC) que pede que a secretaria de Saúde faça uma checagem dos agendamentos feitos com pacientes, para exames realizados pela rede pública municipal. Segundo o presidente da Casa, a medida tem como objetivo diminuir o número de faltas de moradores da cidade nos exames.

A proposta de Arilson vai de encontro à uma dificuldade enfrentada pelo setor de saúde no município, que tem identificado um número crescente de abstenções em consultas e exames nos últimos meses. As consultas públicas passam pelo agendamento prévio, feito pela secretaria de Saúde. Os moradores aguardam em uma fila online e são reposicionados em dias, de acordo com o atendimento da especialidade ou clínica geral.
A gente tem uma proposta para fazer uma sugestão a secretaria, para que ela possa criar um mecanismo que possa resolver esse problema ou amenizar. O caminho que nós encontramos, é que as pessoas que estão com data marcada, teriam que, em 48 horas antes, fazer a confirmação desse exame ou consulta. Se caso isso não acontecesse, a secretaria subentendia que a pessoa não virá e chama automaticamente outros que estão na fila”, afirmou o vereador.

Presidente da Câmara, Arilson Santos, que criou a solicitação enviada a secretaria de Saúde de Guaratinguetá (Foto: Thamiris Silva)

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque São Francisco, estavam agendadas 95 consultas para generalista e foram registradas 17 faltas. Na pediatria eram esperadas 202 consultas, mas foram somadas 80 faltas. No Pingo de Ouro, somando os atendimentos de médicos e enfermeiros da ESF (Estratégia e Saúde da Família), foram agendadas 157 consultas, mas houve um saldo de 91 faltas. A UBS do Pedregulho registrou 441 consultas agendadas para generalista, com saldo de 185 faltas. Na ginecologia foram 283 agendamentos, com 76 faltas. Na pediatria foram 127 consultas agendadas, 15 pessoas faltaram.
“Tem gente na fila há muito tempo, com exame que acaba vencendo. Trata-se de dinheiro público, porque se vencer o exame, tem que pedir de novo, começar novamente o processo. Seria um modo de agilizar essa fila e passar a responsabilidade. Porque não entra na minha cabeça, a pessoa que agendou a consulta ou exame, faltar nessa consulta. De duas a uma, ou ela foi para o particular ou não estava necessitando”, concluiu.

Aprovado de forma unânime na Câmara, o requerimento foi enviado à secretaria de Saúde, que tem 15 dias para responder.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?