Após meses de queda, casos positivos da Covid-19 voltam a crescer na RMVale

Cidades como Pinda e Caragua registraram mais de cem casos somente neste mês; Guará tem falta no estoque de vacinas

Aplicação da vacina contra a Covid-19; cidades da RMVale registram aumento de casos positivos da doença (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
RMVale

Após quedas nos índices de contaminação nos últimos meses, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) voltou a apontar forte crescente nos casos de novo coronavírus, com aumento cerca de 110 %. Outro dado preocupante é a elevação das internações pela doença e até mesmo dificuldades com estoques.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de Pindamonhangaba, em cerca de 15 dias foram 133 novos casos identificados. Ao menos 57 deles já estão recuperados da doença. O número de hospitalização é de 14% nas UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de 8% na enfermaria na rede pública e privada. Anteriormente, as internações por Covid-19 tinham sido zeradas. Ao todo, desde o início da pandemia, em março de 2020, Pinda identificou mais de 41 mil incidências da enfermidade.

Em Caraguatatuba foram 111 novos casos verificados entre os dias 7 e 16. A secretaria Municipal de Saúde destacou que seis pessoas estão hospitalizadas para tratamento da doença na UTI e enfermaria. As unidades de saúde de referência no tratamento da Covid-19 no município são: Casa de Saúde Stela Maris, Hospital Regional e Unidade de Pronto Atendimento Central.

Guaratinguetá – Procurada pelo Jornal Atos, a Prefeitura afirmou que o último levantamento divulgado em Guará foi em 21 de outubro, quando foram identificados três novos casos da doença.

Mas além da preocupação com o aumento, o trabalho de vacinação enfrenta agora a necessidade de repor o estoque, que acabou zerado no início desta semana. “Temporariamente estamos sem doses para a aplicação da vacina. Acreditamos que na próxima semana poderemos voltar a receber lotes e voltaremos a fazer o atendimento. Desde agosto, conseguimos reduzir para a faixa de 18 anos, seguindo as normas do Estado, mas notamos que há uma sobra. Estamos fazendo um apelo à população para procurar a vacina”, destacou o chefe de Gabinete da secretaria de Saúde de Guaratinguetá, José Mario Amato.

Ele contou que a cidade centralizou as doses na UBS do Oswaldo Cruz e que, como a procura estava pequena, a secretaria decidiu reduzir os pedidos. “Agora, com o aumento de casos, as pessoas voltaram a procurar as doses, uma boa parte atrasada, e acabaram esgotando nossos estoques”.

Em todo o Vale do Paraíba, o aumento é de mais de 110% na quantidade de novos casos. A atual semana possui 316 novos casos identificados, enquanto na anterior foram de 150. O crescimento dos casos está atrelado ao surgimento de novas subvariantes do vírus que podem colocar em risco a imunidade conquistada através da vacinação em massa.

A orientação das autoridades de saúde é que a população busque atendimento médico em casos de sintomas da doença como coriza, febre, dores no corpo, cabeça e garganta. Ainda nesta semana, o Ministério da Saúde orientou que os brasileiros voltem a usar máscaras de proteção, especialmente em locais fechados e com aglomeração de pessoas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?