Prefeitura aposta em drenagem no Rio Mandi para evitar enchentes na Vila Nunes

Trevo de acesso à BR-459 está interditado na Targino Vilela Nunes, como parte do plano colocado em prática no projeto lorenense

Trabalho da Prefeitura no bairro Vila Nunes, que procura impedir alagamento; ações direcionadas ao Rio Mandi (Foto: Reprodução PML)

Andréa Moroni
Lorena

O período de chuvas se aproxima e a Vila Nunes, um dos principais pontos de alagamentos nos últimos anos, é foco de obras no planejamento estrutural da Prefeitura de Lorena. A secretaria de Obras atua na implantação de aduelas de drenagem no final da avenida Targino Vilela Nunes, no trecho do Rio Mandi.

A obra está orçada em R$ 1,6 milhão, com recursos da própria Prefeitura. Segundo a engenheira e secretária de Obras e Planejamento, Rosana Reis, a troca da drenagem é necessária porque no local existem duas linhas de tubos de concreto de 1,5 mil milímetros, que ficam abaixo da pavimentação asfáltica, insuficientes para atender a vazão total da água do Rio Mandi até a foz do Rio Paraíba. “Durante anos a mesma bacia serve de deságue para diversos projetos de micro drenagem do município, que vem aumentando drasticamente, ultrapassando a capacidade hidráulica dos extravasores”, destacou a secretária.

Rosana explicou que a implantação do projeto deve contribuir para eliminar o transbordamento e enchentes nas áreas próximas ao Rio Mandi, o que vai impactar em todo o município. “Está sendo feita a substituição da rede dupla de tubulação para um canal fechado (aduela pré-moldada), utilizando duas linhas de quarenta metros”.

Devido à execução da obra, o trevo de acesso à BR-459, que liga Lorena ao Sul de Minas, está temporariamente interditado, nos dois sentidos. O acesso para quem deseja entrar ou sair da rodovia poderá ser feito pela rua Capitão Oscar Santos Bittencourt (Rua do CSU) ou pela avenida Marechal Argôlo (avenida do Quartel).

O tempo estimado para a obra é de 6 a 12 meses. “Nós tivemos reunião com os comerciantes e moradores do local e tentaremos abrir um acesso em 20 dias para a BR-459, mas isso vai depender do tempo e das dificuldades da obra”, concluiu Rosana.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?